A peniciliose sistêmica é causada pelo P. marneffei e costumava ser uma doença rara, mas atualmente é uma das infecções oportunistas mais comuns em associação com AIDS no Sudeste Asiático. Infecção pelo Penicillium spp de espécie diferente do P.
A doença é transmitida pela inalação dos esporos do fungo presentes no ar. Os doentes apresentam problemas respiratórios, tosse, febre e dores musculares.
Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados. Limpeza exagerada e uso de inseticidas no ambiente domiciliar são desnecessários.
— Nas unhas, o principal benefício da melaleuca é o efeito antisséptico. Ela age nas infecções bacterianas, diminuindo a proliferação de bactérias e fungos — afirma o dermatologista Marcelo Bellini. — Mas ela pode estar presente ainda nos tratamentos antiacne, contra micoses e no controle da oleosidade — completa ele.
O óleo essencial de melaleuca (ou de tea-tree) é um super funcigida, bactericida, cicatrizante. Foi a única coisa que funcionou pra diminuir consideravelmente espinhas, da noite pro dia. Passe uma gotinha direto na espinha que apareceu no seu rosto. Não encoste o dedo no potinho!
Dilua duas gotas do óleo essencial no shampoo. No desodorante: nas receitas de desodorantes artesanais, como esta aqui, o tea tree impede a proliferação de bactérias que causam o odor. Anti-infecção: pingue até cinco gotas numa tigela com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e respire o valor por 5 minutos.
A argila verde é recomendada para a pele oleosa, acneica e com manchas. Geralmente, a argila verde é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas com manchas de espinhas - o ativo age como um esfoliante, ajuda no controle da oleosidade e na redução da inflamação da acne.
Os melhores óleos essenciais existentes para o tratamento da acne são: