Limpeza. Você poderá usar álcool para dissolver alguma sujeira mais persistente, embora a maior parte das sujeirinhas saiam com água e sabão e uma escovinha delicada, tem que ser bem delicada para não riscar. Depois de limpa basta passar um paninho que não solte pelos para dar de volta o brilho às jóias.
Pasta de dente e bicarbonato de sódio A combinação do flúor com o bicarbonato será perfeita para limpar a aliança, especialmente a de prata! Passe essa mistura na aliança e esfregue cuidadosamente (para evitar riscos) com uma escova de dentes velha até a sujeira sair. Depois, é só lavar em água corrente e prontinho!
Como limpar ouro branco: Detergente e bicarbonato
O líquido Limpa Folheados e Chapeados Monzi é bem simples de usar. Deixe suas peças folheadas a ouro por 10 segundos mergulhada no produto, e em seguida lave-as com água corrente e detergente líquido. Para dar brilho na peça, o fabricante indica lustrar com uma flanela para joias.
Encha uma tigela com água, coloque os colares, pulseiras, anéis e brincos, adicione 1 colher de sopa de sabão em pó e mexa com as mãos (esfregando de leve as bijuterias). Deixe os itens de molho por 12 horas (o ideal é deixar pernoitar) e, depois, é só tirar os itens e secar com um pano.
Misture um litro de água morna com duas colheres de sopa de vinagre, duas de detergente e duas do famoso bicarbonato. Coloque suas peças na misturinha por 5 minutos e use uma escova de dentes para limpar bem. Não se esqueça de secá-las antes de guardar!
Para realizar o procedimento de modo correto, use a escova de dente e pasta de dente branca e esfregue na bijuteria. No final, com ajuda de um pano limpo, retire a pasta de dente da peça.
Giz e Sílica: pra evitar que as bijus escureçam! A primeira é usar um pedaço de giz branco, daqueles de “quadro negro”, junto com as bijus, pois ele absorve a umidade, evitando que as peças fiquem escuras. A outra forma é usando saquinhos de sílica, que absorvem a umidade e evitam a oxidação das peças.
Coloque de molho com um pouco de água QUENTE sua bijuteria e uma colher de sal bem cheia, e meia xícara de vinagre, lembrando que a água deve estar bem quente quando você colocar as peças para que o efeito funcione. Deixe as peças ali até a água esfriar totalmente, em seguida as seque bem com pano de lustrar.
Cuidado com sua semijoia ao aplicar perfumes e hidratantes. Prefira sempre fazer esse processo antes de vestir a semijoia. Ao entrar no mar ou piscina é preferencial não usar semijoias. Faça limpezas periódicas em suas peças com uma flanela, assim resquícios de poluição não se acumulam.
5 dicas espertas para manter as bijuterias sempre novas
Afinal, qual é a durabilidade das semijoias? É muito relativo, pois depende de basicamente de dois fatores: a qualidade das peças e os cuidados da usuária. Por isso, as semijoias podem durar um período de 3 meses ou anos.
Principais cuidados com semijoias no dia a dia
O cloro é altamente corrosivo. Por isso é aconselhável não utilizar os acessórios na piscina e no banho, já que o brilho pode ser perdido. ... Por isso, a nossa dica é sempre tirar suas semijoias antes de entrar em contato com a água – seja do banho, piscina ou do mar!
As marcas que se saíram melhor no teste foram a 18K e Morana. Já as que foram eliminadas do teste, foram os modelos da Plínio Joias, Rommanel, My Gloss, Naka, Shalon Joias, Gayas e Osher King Box.