Bens, no âmbito da Contabilidade, são as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas (MARION, 2015). ... Bens tangíveis: “palpáveis”, corpóreos. Alguns exemplos são veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, entre outros.
É o objeto de estudo da contabilidade. Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). ... Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
Segundo a Receita Federal, devem ser declarados na ficha de “Bens e Direitos” pertences como:
Quando nos referimos aos componentes patrimoniais, falamos em elementos. Por exemplo: elemento Caixa, Elemento Veículos, Elementos Móveis, elemento Duplicatas a Pagar. Agora quando nos referimos aos componentes patrimoniais, não diremos elementos e sim contas (conta caixa, conta Veículos etc.).
A definição de contas de resultado representa as receitas e as despesas de uma determinada empresa. ... Sendo assim, bens e serviços consumidos como água, aluguel, despesas bancárias, fretes, energia elétrica e salários, por exemplo, representam reduções no ativo de uma empresa.
Para registrar os fatos através dos lançamentos, a Contabilidade utiliza as contas. Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de resultado (Despesas e Receitas). É através das contas que a Contabilidade consegue desempenhar seu papel.