Nesse mesmo período, o capim-xaraés apresentou maior produção de forragem em relação à marandu com o uso da lâmina de irrigação de 45% (252 mm), ao capim-mombaça com o uso de 77% (431 mm) e aos capins tanzânia, pioneiro e marandu com o uso de 120% de lâmina de irrigação (672 mm).
Considerando os fatores citados acima, o custo médio para irrigação de um hectare de pastagem é de aproximadamente R$ 8,6 mil.
A grama tifton, necessita de 4mm de chuva ao dia para repor os 4mm de água perdidos na transpiração. Então, em cada hectare de grama tifton, seriam necessários 40 mil litros de água diariamente.
É importante fazer um balanço hídrico, ou seja, saber a quantidade certa de água para atender toda a plantação. Matsura diz que uma lavoura paulista precisa diariamente 250 metros cúbicos de água por hectare, em média.
Para se calcular diariamente a ETc pode-se utilizar uma planilha, como a que está apresentada abaixo....Valores calculados:
Com relação aos demais tratamentos, mesmo considerando a não significância para a estimativa dos contrastes testados, isto é, indicando performances semelhantes ao TP, convém ressaltar que, no TB (Figura 4), o gasto de água foi estimado em 3,15 L por cova (uma rega diária) e de 6,3 L por cova (duas regas diárias).
A melancia é uma das plantas que mais exigem água para seu cultivo. Para manter a irrigacão de um cultivo de melancia por um ciclo de plantio são utilizados 38 mil litros de água.
Após a plantação da semente, a irrigação da melancia deve ser feita diariamente com pouca água até a germinação da planta. Da germinação até a frutificação, faça a irrigação da cultura de melancia com uma maior quantidade de água menos vezes por dia.
Regas (irrigação) da semeadura até a germinação, regue todos os dias, com pouca água; da germinação até a frutificação, regue com menor frequência e use muita água; da frutificação até a colheita, regue poucas vezes, agora com pouca água; quando os primeiros frutos estiverem quase maduros, pare as regas.
Plante melancia em vaso , é muito simples e você só precisa pegar a semente e colocar na terra , regue com borrifador até a germinação e depois quando tiver 4 centímetros faça o transplante para o local definitivo.
É fundamental que o solo seja leve, fértil, com boa quantidade de nitrogênio, pH entre 5,5 e 7 e bem drenado, pois durante a maturação dos frutos o excesso de umidade pode prejudicar o sabor da melancia. Um solo mais arenoso ou argiloso pode ser uma boa pedida. Também é importante que o espaço tenha luz solar direta.
Deve-se aplicar, principalmente em solos arenosos, de 15 a 20 kg/ha de FTE BR-12 e de 10 a 15 kg/ha de sulfato de zinco, por ocasião da adubação de plantio, o que representa, por cova, aproximadamente, 10 g de FTE BR-12 e 12 g de sulfato de zinco.
A melhor produtividade (kg. ha-1) foi obtida com 450g/cova de 4-30-16 (NPK). O incremento na produtividade da melancia foi limitado pelo fósforo quando cultivada somente com fertilização orgânica.
Dessa forma, é necessário aplicar em volta da coroa para que ela tenha o melhor efeito possível. Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas, porém, é importante lembrar que nesse caso a quantidade é pequena, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.
Para a adubação orgânica do melão, recomendam-se 20 m3/ha de esterco de curral bem curtido ou 2 t/ha de torta de mamona, também bem curtida.
Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio do melão é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março e nas regiões de clima quente, durante o ano todo. Como exemplo, na região do Vale do São Francisco, o plantio do melão pode ser feito durante o ano todo.
Semeie a até 5 cm de profundidade, dependendo do tipo de solo (em solos mais pesados, semeie a uma menor profundidade). Outra possibilidade é semear as sementes em pequenos vasos ou outros recipientes, a 1 cm de profundidade, e transplantar as mudas de melão para o local definitivo depois de 20 a 45 dias da germinação.
75 dias
Cultivo de melão rendilhado com dois e três frutos por planta.
É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.
O aproveitamento de estufas já utilizadas para tomate e pimentão, plantios comuns no Distrito Federal, é a melhor opção – a produtividade do melão em cultivo protegido é de 70 toneladas por hectare, quase três vezes maior do que em campo aberto, com garantia de retorno do investimento feito em irrigação, vasos e ...
Preços / Notícias