Ao tocarem o fio elétrico em dois pontos distintos, os pássaros não tomam choque porque não ocorre diferença de potencial para gerar corrente elétrica.
Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente. A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP).
A tensão na corrente é pulsativa, ou seja, não há a possibilidade da pessoa ficar grudada recebendo choques continuamente na cerca. Dessa forma, impossibilita matar até mesmo um animal de pequeno porte, como um gato ou cachorro.
Porque quando o passarinho pousa na rede elétrica as duas patas do bicho ficam apoiadas no mesmo fio. “Nessa situação, não passa nenhuma corrente pelo corpo da ave e ela pode descansar tranqüila. ... A história é diferente quando o bicho toca qualquer parte do corpo em outro lugar enquanto mantém os pés no fio.
Pássaros não tomam leite quando são filhotes. Eles comem o que seus pais lhes trazem: alimentos de origem animal, como minhocas, insetos, etc. , e alimentos de ori- gem vegetal, como grãos (sementes) .
A principal orientação dos especialistas é não intervir no desenvolvimento do filhote, já que o simples fato de o tocar pode fazer com que os pais não o tratem mais ou que a ave se machuque. Mas, estando diante se uma ave caída, o melhor a ser feito é procurar pelo ninho e tentar devolvê-la para esse local.
As posturas podem ir de 3 a 8 ovos e são incubados pela fêmea, mas o macho também pode ficar bastante tempo dentro do ninho. No habitat natural o período de incubação é de mais ou menos 17 dias. Com 20 dias estão cobertos de penas e deixam o ninho na quarta ou quinta semana de vida.
Raramente haverá ovos ou filhotes em um ninho abandonado, a menos que a mãe tenha sido atacada por um predador. Aves fêmeas não saem do ninho; elas provavelmente estão apenas procurando por comida para elas ou para seus filhotes. ... Se você chegar muito perto do ninho, a mãe se afastará e os ovos perderão o calor vital.
Biólogos da Universidade de Lund, liderados por Anders Hedenström, capturaram alguns andorinhões-pretos no sul da Suécia e colocaram pequenos chips nos pássaros. Com isso, conseguiram coletar dados que revelam que as aves são capazes de voar por pelo menos dez meses consecutivos.
Um passarinho quando aprende a voar sabe mais sobre coragem que de voo. Isso faz todo o sentido! Sempre que você inicia algo tem mais esperanças, sonhos e desejos do que experiência. É realmente preciso uma dose de coragem para começar, para se jogar...
Pegue uma caixa de sapato ou outro recipiente pequeno e limpo e faça furos para ventilação. Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Erga com cuidado o passarinho ferido e coloque-o na caixa.
Forre a caixa com um pano limpo ou com papel toalha. Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz.
Além disso, você pode levar o pássaro ao veterinário para que ele seja cremado ou enterrado em um cemitério de animais. Se achar que não é capaz de enterrar um pássaro morto, é perfeitamente aceitável embrulhá-lo em um plástico e descartá-lo com o lixo.
Para isso, pode ser utilizado soro fisiológico ou água oxigenada misturada em 50% de água. Em caso de feridas profundas ou com sangramentos, é preciso agir com muita rapidez. As aves podem sangrar e morrer rapidamente. O ideal é colocar pó adstringente sobre a ferida e pressionar com uma gaze limpa.
Posicionar os vidros e janelas com uma inclinação de 20 a 40% voltada para baixo faz com que o reflexo que aparece no vidro não seja do céu ou da copa de árvores, evitando a confusão visual dos pássaros.
Se mesmo assim um pássaro bater em sua janela e ficar deitado imóvel, pode não estar morto, mas apenas atordoado. Coloque-o em uma caixa escura por uma hora, para ele se acalmar, recuperando-se o suficiente para voltar a voar pelo mundo.
Use materiais brilhantes ou refletores. Corte tiras de alumínio e pendure-as em árvores e arbustos. Ou você pode fazer furos em tachos finos, dos quais não se importe em se desfazer, e pendurá-los. CDs e fitas refletoras também são capazes de afugentar pássaros.
Ao se deparar com painéis ou janelas de vidro transparente, as aves são incapazes de detectar o obstáculo à sua frente. Já no caso de vidros espelhados, é impossível para elas distinguir a diferença entre o que é real e o que é uma imagem refletida.
A maioria das pessoas tem medo de uma batida na janela. A interpretação mais comum dos sinais populares: O que o pássaro bate na janela é a previsão da perda de um ente querido, doença, morte. ...
A maioria dos pássaros tem olhos muito separados, com vasto campo de visão. Eles até conseguem ver com perspectiva, se olharem bem de frente, pois há uma pequena zona onde os dois olhos se encontram. Além disso, percebem movimentos em quase toda a sua volta. ... Seus dois olhos ficam à frente, como os dos homens.
Como eles são tetracromatos ou seja, enxergam apenas 4 cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto nós somos tricromatos e só podemos ver 3 cores: azul, verde e vermelho. A pesquisa denominou UV como sendo uma “cor”, apenas para que fosse visível para os humanos, afinal esta cor não existe.