Guerras. O Domingo Sangrento ocorreu em 9 de janeiro de 1905 (de acordo com o calendário juliano) e foi um acontecimento em que tropas, a serviço do czar Nicolau II, abriram fogo contra uma multidão que protestava pacificamente nas ruas de São Petersburgo.
Nesse conflito, a Rússia provou uma derrota desastrosa. Foi então que no dia 22 de agosto de 1905 o padre Gregori Gapone organizou a população em uma manifestação pacífica que marchou até o palácio de inverno do czar Nicolau II para entregar um documento com uma série de reivindicações dos russos.
Foi a primeira Revolução Russa, em 1905, considerada como o ensaio geral para a revolução que ocorreu depois, a Revolução Russa de 1917. ... O levante foi um símbolo para os revolucionários de 1917. O czar Nicolau II reprimiu as manifestações populares ordenando que se atirasse na população, o que redundou em massacres.
Nicolau II
Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 22 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes marcharam pacificamente até o Palácio de Inverno para apresentar uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial Russa.
Industrialização russa O massacre do Domingo Sangrento, por exemplo, ocorreu em virtude da demissão arbitrária de quatro operários que haviam reclamado dos maus-tratos físicos empreendidos pelo capataz na fábrica.
Um ensaio geral. Foi desta forma que Lênin, líder da Revolução Russa, classificou o ano de 1905. A sacralidade do czar Nicolau II foi quebrada ao custo de uma sangrenta morte de civis que desencadeou a insatisfação que perduraria até o início do processo revolucionário em 1917, com a Primeira Guerra em andamento.
Os operários reivindicavam "pão", ou seja, melhores condições de vida, como direitos trabalhistas e proteções contra os abusos dos patrões. Os soldados reivindicavam melhores soldos e a saída da Primeira Guerra Mundial. As três pautas unidas foram as principais da Revolução Russa.
A partir desse episódio, conhecido como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique, iniciaram-se mudanças no sistema econômico russo. Terras da Igreja, nobreza e burguesia foram desapropriadas e concedidas aos camponeses, as indústrias passaram a ser controladas pelos operários e os bancos foram estatizados.
A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. Recém-industrializada e sofrendo com a Primeira Guerra Mundial, a Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses trabalhando muito e ganhando pouco.