Pelo fato da otorreia ser um sintoma de outras doenças, ela é tratada com base em sua origem. Sendo assim, podem ser indicadas cirurgias para corrigir a perfuração do tímpano ou para fazer a retirada do colesteatoma. Também podem ser prescritos remédios, como anti-inflamatórios e antibióticos voltados para a otite.
Pode ocorrer pelas seguintes causas: Traumatismo local – uso inadequado de objetos (como o cotonete) ou presença de corpos estranhos animados (insetos, por exemplo), diferenças de pressão (viagem de avião, mergulho, etc.) dentro do canal auditivo, ocasionando uma lesão na membrana timpânica.
“O sangramento no ouvido pode se dar por causas variadas, entre as quais destacamos os traumas otológicos, com o uso de cotonetes, por exemplo; os cranioencefálicos, os acústicos e os barotraumas (variação súbita da pressão em mergulhos ou aterrissagem de avião).
Não é o normal o ouvido sangrar! Na maioria dos casos, o sangramento do ouvido ocorre por colocação de objetos no canal auditivo, como cotonetes e grampos. A segunda causa mais comum são infecções, as otites, que em geral vem acompanhadas de muita dor e saída de pus.
O que fazer: geralmente, as perfurações do tímpano regeneram ao fim de algumas semanas, no entanto, durante este período, deve-se proteger o ouvido com um algodão ou um tampão adequado, quando se estiver em contacto com a água. O médico pode ainda indicar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
Otite com efusão: inflamação e acúmulo de líquido (derrame) no ouvido médio sem infecção bacteriana ou viral. Isso pode ocorrer porque o acúmulo de líquido persiste após uma otite que foi tratada.
remoção mecânica meticulosa dos fungos e do macerado epitelial presentes no canal auditivo externo (1,2). uso de antifúngico tópico (2-4): como opção sugere-se o uso de Clotrimazol solução 1% de duas a três gotas no(s) ouvido(s) afetados por duas a três vezes por dia.
Recomendações para prevenir a otite externa Eles podem retirar a cera que protege o ouvido ou empurrá-la para dentro do canal auditivo; Utilize protetores macios para evitar a entrada de água, quando nadar; Procure um otorrinolaringologista sempre que apresentar dor ou coceira nos ouvidos ou perda de audição.
Quanto tempo demora para curar No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
Existem alguns fatores que facilitam a ocorrência da otomicose. São eles: Uso de utensílios em orelhas, como hastes flexíveis, grampos, palitos… Manutenção de umidade nas orelhas, como a prática de natação.
Esse medicamento é uma das opções no tratamento das otomicoses e realmente apresenta esse incomodo em relação a ardência em seu uso. Apesar de ser eficaz, se o desconforto for muito grande, vale a pena reavaliar com seu médico alternativas que possam ser mais confortáveis.
5 cuidados essenciais para evitar a infecção de ouvido
1 – Alimentos inflamatórios: Refrigerantes e bebidas alcoólicas; Alimentos fritos; Produtos que têm conservantes.