Basicamente, uma pessoa estrategista é aquela que consegue coordenar seus recursos, de modo a alcançar seus objetivos com mais facilidade. Em vez de simplesmente realizar tarefas sem qualquer critério, ela encontra as melhores maneiras de otimizar as atividades, considerando sempre as metas que deseja atingir.
A resposta comum à pergunta “O que é estratégia?” Seria algo assim: Uma estratégia é um plano de ação projetado para atingir um objetivo específico. Estratégia é tudo sobre ganhar ou pelo menos tentar ganhar, uma posição de vantagem sobre adversários ou concorrentes.
Esse conceito se refere a planejar e executar ações para conquistar objetivos definidos. A estratégia organizacional também conta com as diretrizes que vão orientar os colaboradores da empresa para que se chegue de maneira segura e simples aos resultados esperados. É importante englobar todos os setores da empresa.
A estratégia organizacional nada mais é do que o planejar e executar ações para alcançar os objetivos traçados. Nela também estão as diretrizes que vão guiar a organização para que se chegue de maneira mais fácil e segura aos resultados esperados.
A estratégia organizacional representa a maneira pela qual a empresa se comporta perante o ambiente que a circunda, procurando aproveitar as oportunidades potenciais do ambiente e neutralizar as ameaças potenciais que rondam os seus negócios. As empresas são organizações criadas para atingir objetivos específicos.
Estratégia organizacional é a arte de planejar e colocar o plano em ação, com o objetivo de alcançar algo desejado pela organização levando em consideração os fatores internos (forças e fraquezas) e os externos (ameaças e oportunidades). ... objetivos coerentes; compreensão do meio que atuam.
No entanto, para a área empresarial, Chiavenato (2013, p. 234) aborda a estratégia sendo definida como “a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando os objetivos à longo prazo”.
Podemos notar que a missão representa a base de todo o planejamento, enquanto a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos. Por fim, os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da organização.
Visão – mostra aonde a empresa quer chegar e traz seus objetivos de longo prazo. É também o que orienta suas ações e aspirações para o futuro. Motiva os colaboradores e líderes a irem além e ajudar a empresa a conquistar grandes realizações e deve ser uma meta palpável e realista.
Missão, visão e valores são os pilares de qualquer organização, eles funcionam como um documento oficial que definirá a cultura organizacional. ... Mas lembre-se com o desenvolvimento da empresa, esse pilares podem e devem ser ajustados para acompanhar a evolução da organização.
A Missão, visão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. Sem eles, todo o Planejamento Estratégico pode não dar certo, afinal é necessário entender tudo sobre a empresa para guiar as decisões e conseguir atingir os resultados previstos.
Elementos da cultura organizacional
Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro. Ou seja, são as regras de conduta a serem seguidas pela organização no cumprimento de sua missão, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.
"Nossa missão aqui na Terra é amar e fazer o bem... Quer benção maior que essa?" As vezes a tua missão na Terra, se inicia com o que você pode ser pra outras pessoas, e se conclui no que você se tornou pra si mesmo ! Nossa missão é sermos representantes de Cristo na terra, por isso, não se omita.