A amenorreia pode acontecer por diversas causas, algumas naturais, como gravidez, amamentação ou uso de anticoncepcionais de forma contínua, ou por algumas doenças, desde defeitos no sistema reprodutor da mulher, alterações de hormônios dos ovários, e até ser causada por estresse, transtornos alimentares ou excesso de ...
Mulheres que têm um ciclo menstrual regulado e estão sem menstruar a 3 meses consecutivos, ou 6 meses consecutivos para as que possuem um ciclo desregulado, damos o nome de Amenorreia. “Trata-se de um distúrbio no ciclo menstrual relativamente comum, atingindo cerca de 5% das mulheres.
Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Em alguns casos, essas mulheres acabam se assustando ao imaginar uma gravidez tardia, que provavelmente seria de risco.
Algumas das causas de amenorreia podem fazer com que a mulher tenha dificuldade em engravidar. No caso de algumas patologias (doenças) que originam a amenorreia e infertilidade (incapacidade de engravidar), podendo ser tratadas, a mulher pode engravidar.
A) Dismenorréia primária: é a menstruação dolorosa na ausência de lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, acompanha os ciclos menstruais normais e ocorre logo após as primeiras menstruações, cessando ou diminuindo de intensidade em torno dos 20 e poucos anos ou com a gravidez.
A amenorreia é a ausência completa de menstruação. A amenorreia é normal nas circunstâncias a seguir: Antes da puberdade.
Menstruação irregular ou ausente pode indicar uma série de problemas. Confira quais doenças podem mexer com seu ciclo menstrual.
Por mais que a menstruação seja cada vez menos um tabu, é inegável que, para muitas mulheres, junto com o sangue podem vir dores, inchaço, problemas de pele e alterações severas de humor.
Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica. Nas mulheres não grávidas, mesmo quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, a chance disso ser algo importante é pequena.
A maioria das mulheres está acostumada a sentir cólicas durante o período menstrual. O que não é muito usual é sofrer com essas dores fora desse tempo. São vários os fatores que podem levar uma mulher a vivenciar desconfortos abdominais. A ovulação, por exemplo, pode gerar uma pequena cólica, assim como a endometriose.
Aguarde a pausa de 7 dias. Caso a menstruação não venha e alguns sintomas apareçam, faça o teste para verificar. Assim como para quem não toma medicação anticoncepcional, se a duvida persistir, repita o teste em uma semana se não menstruar. Para saber se está grávida mesmo sem teste, preste atenção no seu corpo.
Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão a menstruar normalmente.
O problema está quando este ciclo de hormônios da fertilidade não acontece. Esta pausa pode acontecer para qualquer mulher e chama-se ciclo anovulatório. O ciclo sem ovulação produz um baixo crescimento do sangue do útero, e por consequência, produzirá uma menstruação menor e diferente.
Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.
O corrimento marrom é normal após a menstruação porque é comum a saída de alguns coágulos de sangue até alguns dias após o término da menstruação. Além disso, o corrimento marrom também é comum após o contato íntimo ou devido a irritação das paredes da vagina, principalmente durante a menstruação ou gravidez.
Pequenas mudanças no pH da região genital da mulher pode causar corrimento marrom em pequena quantidade, não sendo grande motivo de preocupação. Nesse caso, o corrimento vem em pouca quantidade e dura de 2 a 3 dias, desaparecendo naturalmente.
Possível causa O tom marrom escuro ocorre no começo ou no final da menstruação e é normal. Já o corrimento com cor semelhante ao da água que escorre de uma carne lavada, que também parece um vermelho desbotado, pode ser provocado por alterações hormonais ou neoplasia (tumor), que precisa ser investigada.
Segundo ele, durante o mesmo ciclo menstrual as cores podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. “É comum a menstruação ter início com a borra de café ou marrom, depois evoluir para um vermelho mais escuro e, em seguida, para um vermelho mais vivo.
Um aspecto importante é entender que o corrimento marrom que pode acontecer no início da gravidez é normal. Nem todas as gestantes apresentam esse sintoma, mas as que o manifestam não precisam ficar preocupadas. A secreção é resultante do processo de nidação. Para entendê-lo, vamos retomar o processo de fecundação.
Devido ao estímulo hormonal há uma maior quantidade de lactobacilos levando à acidificação da vagina (pH < 4,5). Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido.
Mostrar especialistas Como funciona? Boa noite, Sangramentos discretos em borra de café no inicio da gravidez, podem significar ameaça de abortamento, ou se a paciente teve relações sexuais, isso também pode acontecer.
O corrimento marrom na gravidez geralmente aparece nos primeiros três meses do período gestacional. Esse fluxo é uma perda de sangue acumulada e tem uma origem benigna, mas é sempre aconselhável que se consulte um médico para confirmar o seu caso.