Posicione a ponta do compasso em uma das extremidades do segmento de reta. Então, abra o compasso de forma que o lápis alcance além do ponto médio do segmento e desenhe um arco acima da reta e outro abaixo. Mantenha o compasso aberto na mesma configuração e posicione sua ponta na outra extremidade da linha.
Para quem está iniciando seus estudos em música, um conceito importante para se entender é o compasso musical. Sua definição se dá pela divisão da música em intervalos de tempos iguais, baseada no seu andamento, que nada mais é do que o tempo.
No sistema internacional de medidas a unidades de tempo é o segundo (s). O segundo é definido como a duração de 9 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.
semínima
semínima
Ao dividi-la temos a mínima (2), se a mínima for dividida chegamos a semínima (4), se por sua vez a semínima for dividida chegaremos a colcheia (8) e assim sucessivamente. A sigla que representa Unidade de Tempo é Ut.
Explicação: O compasso quaternário é formado pelo conjunto de 4 tempos. É característico que o primeiro tempo seja forte, o segundo fraco, o terceiro com intensidade mediana e o último seja fraco. ... Estes podem ser formados pela aglomeração de dois compassos binários, de simples e compostos como exemplificado acima.
Como vimos nessa aula, os compassos são formados por grupos de pulsações regulares chamadas tempos. 2 – Geralmente o começo de um compasso é marcado por um tempo forte. Por exemplo o compasso ternário é formado pelo primeiro tempo forte, o segundo e o terceiro fracos.
A colcheia pontuada vale 3/4 de tempo e a semicolcheia vale 1/4 de tempo. A linha curva, no segundo compasso, liga duas notas iguais (ex.: dó e dó) e se chama Ligadura. A Segunda linha curva está ligando duas notas iguais, sendo que uma está no final de um compasso, e a outra está no início do compasso seguinte.
Compasso simples Por exemplo um compasso 2/4 possui dois pulsos com duração de 1/4 (uma semínima) cada.
semínima
A semibreve vale 4 tempos, e por isso basta apenas 1 figura para ocupar todo o compasso. Já a MÍNIMA vale 2 tempos. Então podemos colocar as 2 figuras de mínimas dentro do mesmo compasso, assim somadas teremos 4 tempos. Então 2 mínimas equivalem a 1 semibreve.
Uma das partes mais importantes da teoria musical é a fórmula de compasso. É a primeira coisa que um músico procura em uma partitura antes de tocar uma nota....As fórmulas de compasso compostas mais comuns são:
E “simples” quer dizer que cada um desses tempos pode ser dividido em duas notas. O 3/2 e o 3/8 também são ternários simples. O compasso 4/4 é classificado como quaternário simples por ele ter quatro tempos que podem ser divididos, cada um, em duas notas. O 4/2 e o 4/8 também são quaternários simples.
A fórmula do compasso é um número (parecido com uma fração) colocado no início da música. Sua principal função é determinar a acentuação (tempo forte) e a métrica adotada na escrita musical. O denominador indica a unidade de tempo, ou seja, qual a figura que equivale a um pulso de tempo.
POR DENTRO DA FÓRMULA DE COMPASSO A fórmula de compasso é no estilo de uma fração, um número em cima (numerador) e outro embaixo (denominador). ... Ele é chamado de unidade de compasso, ou seja, ele quem vai dizer o quanto de tempo vai preencher o compasso. Nesta fórmula acima cabem 2 tempos dentro do compasso.
Uma barra de compasso é uma linha vertical que separa os compassos. A barra dupla são duas barras simples desenhadas juntas separando duas seções dentro de uma peça ou uma linha seguida por outra mais espessa, indicando o fim da peça ou do movimento.