Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
Como Prevenir a Cifose
A hipercifose é um desvio postural em que o indivíduo apresenta uma curvatura muito acentuada na região torácica da coluna vertebral. Os desvios posturais são bastante comuns na população. Suas causas são as mais variadas, que podem ser desde má formação até postura inadequada.
As causas da hiperlordose estão associadas a vários fatores, como alterações posturais, fatores genéticos, osteoporose, artrite, traumas, flacidez muscular, obesidade, sedentarismo, prática inadequada de exercícios físicos e até uso exagerado de salto alto.
Práticas como o pilates, o RPG e o gyrotonic atuam como exercícios complementares, ideais para manter os ganhos conquistados com o tratamento para lordose. Confira os principais a seguir.
O tratamento para este tipo de alteração deve ser feito com exercícios corretivos, realizados na fisioterapia. Podem ser utilizados diversos métodos de tratamento, de acordo com a necessidade de cada pessoas, como o método Pilates ou a RPG - reeducação postural global, por exemplo.