Para fazer o registro no Conselho Regional de forma regular, o requerente precisa comparecer a sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.
Qualquer pessoa pode consultar se um profissional ou empresa possui registro junto ao Crea-PR, através da página de consultas públicas. A consulta pode ser realizada por nome ou razão social, CPF/CNPJ, número de registro, dentre outros. Para acessar, clique aqui.
Para saber se uma instituição é credenciada, consulte a página do e-mec. Para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação.
O registro provisório já permite que o profissional exerça suas atividades e é concedido normalmente pelo prazo de 1 ano, podendo ser prorrogado, devendo o profissional apresentar o diploma ao Crea-SP após esse período.
O RNP é o número de registro no Conselho Federal – Confea. O CREA-RR é o número de registro no Conselho Regional – CREA-RR. Nos serviços fornecidos pelo CREA-RR (preenchimento de ART, formulários, solicitações, certidões e outros) o profissional deve utilizar o seu número de CREA-RR.
Como saber se um profissional ou empresa está registrado no Crea-SP? Essa consulta está disponível no CREANet em Consulta Pública > Atendimento > Serviços Online > Pesquisa Pública de Profissionais ou Pesquisa Pública de Empresas. Ou ainda, através do aplicativo CREA-SP (Somente profissionais).
A transferência se dá pelo visto. O visto é a habilitação do seu registro em outro estado e pode ser feito para todos os estados. O pagamento da anuidade é feito apenas uma vez e servirá para todos eles.
A Mútua disponibiliza, através de convênios nacionais e regionais, descontos em diversos produtos e serviços por meio de parcerias com empresas e entidades para todas as modalidades de associados.
A Mútua oferece benefícios sociais, de caráter não reembolsável, para os associados carentes de recursos por meio de ajuda de custo mensal e, em casos de falecimento do associado, o Auxílio Pecúlio por morte garante indenização a seus dependentes e também um auxílio para despesas com funeral e encargos.
Significado de Mútua substantivo feminino Que se faz a partir da troca de uma coisa por outra; recíproca. Em que há correspondência entre uma parte e outra: paixão mútua.
D – para a designação dos profissionais diplomados (art. 1º e 4º do Decreto n.º 23.
O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) é uma autarquia especial nacional de direito público com a função de normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas ...
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas são autarquias que surgiram a partir do Decreto nº 23.
O CREA exerce o papel de primeira e segunda instância, verificando, orientando e fiscalizando o exercício profissional com a missão de defender a sociedade da prática ilegal das atividades abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA, e CONFEA é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao ...
Crea, ou Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, são entidades da esfera estadual que verificam, orientam e fiscalizam o exercício das profissões da área tecnológica em cada região, evitando a prática ilegal das atividades que englobam junto com o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), do qual faz ...
O que o CREA fiscaliza? O Crea-SP é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos.
Esse registro atesta que o engenheiro está habilitado para desenvolver suas funções com segurança e qualidade. ... Se não forem atendidos de acordo com o que a lei exige, o CREA abre um processo administrativo de acordo com o problema, garantindo a qualidade dos serviços prestados por esses profissionais.
3º “O registro é obrigatório para a pessoa jurídica que possua atividade básica ou que execute efetivamente serviços para terceiros envolvendo o exercício de profissões fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea.”
O registro no Crea-SP é assegurado a todo profissional que tenha concluído o curso de nível médio ou tenha colado grau de nível superior em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC na área tecnológica.
Art. 2º As pessoas físicas registradas no Sistema Confea/Crea ficam obrigadas ao pagamento de anuidade profissional, a qual é devida a partir de 1º de janeiro de cada ano. § 1º A anuidade profissional poderá ser cobrada proporcionalmente, em razão do mês de registro do profissional.
Se o profissional deixar de pagar duas anuidades consecutivas, terá seu registro automaticamente cancelado, na forma do art. 64 da lei 5.
O cancelamento automático da inscrição do profissional que deixa de pagar as anuidades por dois anos consecutivos opera-se de pleno direito, independente de qualquer providência do CREA em declará-lo ou reconhecê-lo. Aplicação do art. 64 da Lei nº 5.