Os principais fatores de risco são tabagismo, presença de outras infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e clamídia, e anticoncepcionais orais usados por muito tempo. Mulheres portadoras de HIV também apresentam mais risco de desenvolver a displasia cervical.
Durante o exame, a mulher é colocada em posição ginecológica e o médico coloca o espéculo para observar o colo do útero. Depois, usando um pequeno laser ou um aparelho semelhante a um bisturi, o médico retira uma amostra de cerca de 2 cm, que será analisada em laboratório.
As Lesões Intraepiteliais ou NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), antigamente conhecida como displasia do colo do útero, são uma condição em que há alterações nas células da superfície do colo.
Alto grau tem o mesmo significado de alto nível, ou seja, quer dizer de grau elevado.
Neoplasia Epitelial de Alto Grau. As células de alto grau são anormais. Elas são menos prováveis de desaparecem sem tratamento e se não forem tratadas podem eventualmente se tornarem cancerígenas, por isso precisam ser acompanhadas de perto.
Com base nas observações anteriores, o termo neoplasia intraepitelial cervical (NIC) foi introduzido em 1968 para indicar uma ampla gama de atipia celular limitada ao epitélio. A NIC foi dividida em graus 1, 2 e 3 (Richart 1968).
Neoplasia intra-epitelial prostática (NIP) de alto grau; Proliferação atípica de pequenos ácinos (ASAP). São raros os casos em que acontecem complicações pós procedimento, porém, as mais comuns podem ser febre, sepse e abcesso prostático pós procedimento.
Saiba mais. Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
Mioma, Fibroadenoma, Lipoma, Hemangioma. Você provavelmente já deve ter ouvido alguns desses nomes. Estes são tumores benignos, mas você sabe o que eles são, de fato? Tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células.