→ Usar a escala com símbolo de diodo; → Colocar a ponta vermelha (se o transistor for do tipo NPN) ou a ponta preta (se o transistor for do tipo PNP) na BASE e a outra ponta nos terminais restantes (COLETOR e/ou EMISSOR).
Para verificar se o MOSFET ligou, teste os terminais entre Dreno e Source com um multímetro na posição de diodo, conforme a figura a seguir: Se a tensão for próxima de 0V indica que o transistor ligou, pois existe condução entre os terminais.
Conecte a ponta de prova preta no emissor e coletor. Se ambas as leituras que você realizou com a ponta de prova vermelha não são as mesmas, ambas as leituras com a ponta de prova preta não são as mesmas, ou as leituras não mudam quando se troca as pontas de prova, o transistor está danificado.
Para testar o transistor, primeiro polarize a junção base-coletor, colocando o terminal positivo do multímetro na base e o negativo no coletor. Para um transistor bom, o visor deve mostrar a tensão de condução da junção, entre 0,4 e 1,2V, conforme já informado.
Identifique os terminais Coletor e Emissor do transistor, selecione a função "diodo" no multímetro e posicione as pontas conforme a figura 4. Nas duas condições o multímetro tem que acusar leitura máxima (1----). Se indicar uma tensão próxima de zero, o transistor está com coletor e emissor em curto.