O Arcadismo Português terminou em 1825, com a publicação do poema “Camões”, de Almeida Garrett, o qual inaugura uma nova fase: o Romantismo. O maior destaque na produção árcade portuguesa foram os poemas, sendo Bocage um dos maiores representantes.
Os principais autores árcades, assim como suas obras mais relevantes, são:
No Brasil, o Arcadismo chega numa época em que os ecos de liberdade vindos da Europa e dos Estados Unidos provocam um verdadeiro frenesi entre os intelectuais. A independência das treze colônias norte-americanas desencadeia a Inconfidência Mineira, em 1789, e é no interior dela que nasce o arcadismo brasileiro.
A Linguagem do Arcadismo é racional, clássica e sem rebuscamento, ou seja, adota um vocabulário simples. ... Lembre-se que o Arcadismo (também chamado de Setecentismo ou Neoclassicismo), de influência Iluminista, representou um movimento artístico-literário que vigorou no século XVIII no Brasil e no Mundo.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.
O Arcadismo foi um movimento literário do século XVIII, com uma estética marcada pelo iluminismo e racionalismo. O objetivo do arcadismo português, que foi o trazido para o Brasil, era usar a imaginação de forma racional, com simplicidade, imitando a natureza, equilíbrio e semelhança com a realidade.