A solda ponto envolve três fases, a primeira das quais envolve trazer os eletrodos para a superfície do metal e aplicar uma pequena quantidade de pressão. A corrente é então aplicada nos eletrodos por um breve período, após o qual a corrente é removida, mas os eletrodos permanecem no local enquanto o material esfria.
Um spotter requer uma corrente de soldadura de 1000 A....Este esquema funciona da seguinte maneira.
Qual a melhor repuxadeira eletrica
Soldagem por pontos é o processo mais utilizado na união de chapas de aço na indústria automotiva para a produção de carrocerias e componentes. ... Para se obter as propriedades mecânicas da junta soldada os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de tração.
PARÂMETROS DE REGULAGEM Em soldagem a ponto por resistência existem três parâmetros principais, isto é, corrente de soldagem, força de eletrodo e tempo de soldagem os quais são aplicados em um ciclo de soldagem.
4.
Zona termicamente afetada (em inglês: Heat-Affected Zone - (HAZ)) é a região da solda que não se fundiu durante a soldagem, porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas pelo calor induzido pela soldagem ou operações de corte.
4. Qual a finalidade do tempo de permanência na temperatura de tratamento? ... Quanto maior o tempo, maior a segurança da completa dissolução das fases para posterior transformação, e maior será o tamanho do grão. A temperatura depende do tipo de material e da transformação de fase ou microestrutura desejada.
pós-aquecimento Consiste em aquecer a junta soldada sob temperaturas da ordem de 150°C a 300°C durante um períodode uma a quatro horas, imediatamente após a soldagem, e aproveitando o pré-aquecimento. As temperaturas e os tempos são diretamente proporcionais à quantidade de liga do material e da espessura.
Um defeito de soldagem é qualquer falha que compromete a utilidade de uma junta soldada. Há uma grande variedade de defeitos de soldagem. Estes são classificados de acordo com a norma ISO 6520, enquanto seus limites aceitáveis são especificados na norma ISO 5817 e ISO 10042.
Metais tais como o aço galvanizado, o aço inoxidável, o cobre, ou que contenham zinco, chumbo, berílio ou cádmio nunca devem ser soldados ou cortados sem que se disponha de uma ventilação forçada eficiente. Nunca se deve inalar os vapores produzidos por estes materiais.
Os soldadores devem portar luvas secas e não danificadas, concebidas especificamente para a soldagem. ... Além disso, transpiração pode reduzir a resistência da pele à eletricidade, soldagem em Ambiente marinho é igualmente crítico, assim como soldagem sob chuva etc.