agropecuária
Região possui economia forte na agricultura e pecuária Dentro da agropecuária, tem-se uma forte presença da produção de soja, do trigo, do tabaco, do algodão, da cana de açúcar, da laranja, da uva, do café e da erva mate na economia da Região Sul.
Principais Atividades Econômicas: agricultura, indústria, serviços e pecuária.
São cultivados principalmente milho, feijão, mandioca, batata, frutas e fumo. Monocultura comercial: Se desenvolve em fazendas de maior porte. A monocultura tem frequência nas áreas campestres localizadas no Rio Grande do Sul, onde são cultivados soja, trigo e, algumas vezes arroz.
Extrativismo animal A pesca é uma atividade econômica importante na região. Santa Catarina e Rio Grande do Sul produzem principalmente crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta, etc.) e moluscos (ostras, etc.)
Resposta. Os principais ramos industriais são: alimentício, de couro, de calçados, petroquímico, automobilístico, tabagista e da construção civil.
Resposta. O estado do Rio Grande do Sul tem a maior concentração industrial do Sul, cerca de 45% da região Sul, o Paraná tem cerca de 20% das industrias da rigião Sul e Santa Catarina tem cerca 35% das industrias da região Sul.
Entre os principais produtos agrícolas gaúchos, destacam-se o arroz (8,7 milhões de toneladas), a soja (15,7 milhões de toneladas), o milho (5,5 milhões de toneladas), a mandioca (1,2 milhão de toneladas), a cana-de-açúcar (1 milhão de toneladas), a laranja (350 mil toneladas) e o alho (24 mil toneladas).
O RS destaca-se nacionalmente na produção do arroz, da maçã, do fumo, da uva, do trigo e da soja. Na pecuária, o destaque é a participação gaúcha na criação de suínos e frangos e na produção leiteira. Dez produtos contribuem com mais de 90% do valor da produção da agricultura e da pecuária gaúcha.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Porto Alegre tem cultivos permanentes de caqui, figo, laranja, noz, pera, pêssego, tangerina e uva, que rendem cerca de 2 mil toneladas por ano, além de plantações anuais de flores, arroz, feijão e milho.