Em função da ação conjunta dos diversos fatores, originam-se diversos tipos de solo. A decomposição das rochas por ação dos agentes físicos, químicos ou biológicos dão origem aos componentes minerais. A incorporação e a decomposição de elementos orgânicos animais e vegetais (húmus), dão fertilidade ao solo.
Sob o ponto de vista, os solos podem ser classificados quanto à origem como solos residuais, solos transportados (sedimentares) e solos orgânicos. ... Solos transportados são os solos que sofreram algum tipo de transporte (água, vento, gelo, entre outros), portanto não estão sobre a rocha que lhes deu origem.
No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. ... Há também materiais orgânicos provenientes de animais e plantas, que entram em decomposição e formam a camada de húmus (primeira camada do solo).
O solo é um corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo do tempo.
8 animais que vivem sob a terra
Formiga, lacraia,baratas e as minhocas são importantes porque:elas cavam túneis facilitando a entrada de ar e água.
Resposta. Resposta: fungos, bactérias, microorganismos, formigas entre outros vários tipos de seres vivos.
Resposta. Resposta: fungos, bactérias, microorganismos, formigas entre outros vários tipos de seres vivos.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
Alguns vegetais quando estão muito próximos uns dos outros podem competir pela água ou até mesmo por luz. Sendo assim, às vezes, é necessária certa distância para que os indivíduos consigam sobreviver. Quando a competição é interespecífica, as espécies estão competindo pelos recursos, tais como água e alimento.
A competição é uma relação ecológica desarmônica que ocorre quando organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes competem por um determinado recurso. Por essa razão, essa relação ecológica pode ser intraespecífica ou interespecífica.
→ Competição interespecífica : ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente. Exemplo: indivíduos que comem capim, como gafanhotos e o gado que competem pelo mesmo alimento; corujas, cobras e gaviões que se alimentam de pequenos roedores etc.
O princípio de exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem coexistir se elas ocupam exatamente o mesmo nicho (competindo por recursos idênticos). Duas espécies cujos nichos se sobrepõe podem evoluir, por seleção natural, para ter mais nichos diferentes, resultando na partição de recursos.
Resposta. As espécies não podem ficar em mesmo hábitat porque elas iram competir pelo mesmo nicho ( relações alimentares, obtenção de abrigos, locais de reprodução entre outros).
Os indivíduos de uma mesma espécie competem entre si e com as plantas invasoras pelos fatores de produção, fenômeno que é responsabilizado pela baixa produção de muitas lavouras. A competição por luz, devido à interferência da parte aérea é mais importante que a competição pelo substrato.
cooperação é quando um grupo de pessoas agem em conjunto por uma finalidade em comum, já a competição é quando um individuo age de forma individual para conquistar a vitória.