A forma correta de escrita da palavra é geleia, sem acentuação gráfica. A palavra geléia, com acento agudo, está errada desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em 2009.
Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.
Veja um detalhe interessante: a palavra “herói” é acentuada por ser oxítona, mas a palavra “heroico” perdeu o acento por ser paroxítona terminada em “o”.
A palavra herói continua a ser acentuada, pois trata-se de uma palavra aguda ou oxítona, cujo acento tónico recai na última sílaba, terminada em ditongo aberto: ói. Relativamente a heroico, deixa de ser acentuada, uma vez que é uma palavra grave ou paroxítona.
Saída é acentuada pois o I é a segunda vogal do hiato, é tônica e está sozinha na sílaba. Feiura não é acentuado pois o U vem depois de um ditongo e é uma paroxítona.
O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".
Verificado por especialistas Segundo as regras de acentuação da Língua Portuguesa, não haverá acentuação gráfica quando a vogal i ou u for acompanhada de outra letra que não seja s, como em ruim, juiz, contribuiu, contribuinte, distribuiu, atraiu, raiz. Por isso, a palavra ruim não leva acento.
Somente (e não sómente) Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica. A vogal o passa a ser apenas uma vogal subtônica e, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuadas as vogais subtônicas das palavras formadas por derivação sufixal.
Que é mau e desagradável: 1 mau, desagradável, inferior, fajuto, insatisfatório, reles, péssimo, fraco, ordinário, nauseabundo, enjoativo, pestilento. Que está estragado: 2 estragado, podre, apodrecido, deteriorado, pútrido, putrefeito, putrefato, decomposto.