O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência.
Também pode treinar equipes para situações de emergência, prestar primeiros socorros, quando necessário, e fazer o salvamento de pessoas e animais em terra, água ou nas alturas.
As IT’s de São Paulo são um material base bem completo e você pode ter como referencia, nesse caso, para dimensionamento e aplicabilidade do profissional de bombeiro civil.
Existe a formação básica, que combate direta ou indiretamente o fogo, e o técnico em prevenção e combate a incêndio, sendo uma espécie de líder. Já o bombeiro-mestre é graduado em engenharia, com especialização na área.
Para complementar o curso, é recomendada a realização de treinamentos e certificações em normas de segurança NBR. Para se qualificar ainda mais, o bombeiro civil pode fazer cursos técnicos de segurança do trabalho ou graduação em engenharia de segurança do trabalho.
O bombeiro voluntário também é pode ser definido como bombeiro civil (por não pertencer a uma organização militar), mas esse profissional pode atuar da mesma forma que bombeiros militares, como bombeiros públicos.
O Bombeiro Civil deve saber o momento de acionar o Bombeiro Público, tendo em mente o tempo de resposta (tempo entre o acionamento do bombeiro público e a chegada no local da emergência) e os equipamentos que o bombeiro deverá fazer uso para atender aquela emergência
Já os bombeiros civis têm uma média salarial de R$ 1.800, mas o faturamento pode aumentar por conta do adicional noturno ou de trabalhos em eventos, pois, geralmente, são pagas diárias que podem chegar a R$ 400.
A Pessoa Bombeira Civil terá que lidar com circunstâncias extremas, por vezes de alto risco de vida para todos os envolvidos, e precisará tomar decisões que podem ser cruciais para a sobrevivência de todos. Isso tudo gera um ambiente de grande tensão para quem trabalha com isso, portanto, é preciso saber lidar com pressão para ter um bom desempenho e manter a calma diante dessas situações.
O curso de bombeiro civil é uma formação técnica que destina conhecimentos teóricos e práticos com cerca de 200 horas/aula. Ou seja, não é preciso ter faculdade.
Os integrantes são previamente treinados para participar da prevenção e do combate a incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.
Dentro dessa inspeção, o bombeiro civil irá testar a situação de cada equipamento de prevenção de incêndios e fazer uma planilha com as datas de verificação, as situações encontradas e propostas de correção de problemas encontrados.
Um bombeiro tem funções bem distintas na rotina diária. Ele realiza treinamentos na corporação e se prepara fisicamente e psicologicamente para sempre estar apto a atender às ocorrências mais diversas possíveis.
Os condomínios residenciais a partir de 10 mil m2 que apresentem riscos de incêndio precisam ter um bombeiro civil, segundo a ABNT NBR 14608/2007, isso é algo que aquece o mercado de trabalho, porque há muitos condomínios residenciais dessas proporções em todo o país.
Além disso, é possível trabalhar como Bombeiro Civil com carteira assinada ou como freelancer, já Bombeiros Militares precisam fazer concurso público para atuar na área.
Hierarquia dos períodos colonial e imperial
Tenente-Brigadeiro é o posto mais alto da Aeronáutica, tendo abaixo os seguintes postos, Major-Brigadeiro, Brigadeiro, Coronel, Tenente-Coronel, Major, Capitão, Tenente, Sub-Oficial, Sargento, Cabo, Soldado, Recruta.
Tenente-coronel é uma patente militar de oficial superior, situada entre a de major e a de coronel. Existe em quase todos os exércitos e forças aéreas do mundo, bem como em muitas outras forças militares, paramilitares ou de segurança. É equivalente à patente de capitão de fragata nas marinhas de Portugal e do Brasil.