Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC. Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.
Na condensação dos estados físicos da água, o estado gasoso passa para o líquido. Isso ocorre, por exemplo, quando uma queda de temperatura transforma o vapor d'água presente na atmosfera em chuva ou quando aparecem gotas da substância na tampa de uma panela enquanto cozinha alimentos.
Quando uma substância está no estado líquido e passa para o gasoso temos o processo de evaporação ou vaporização.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada valorização. porém, existe três tipos de valorização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.