Os medicamentos administrados durante a anestesia são uma dentre as causas do choque anafilático ou anafilaxia. É um tipo de reação alérgica grave, que tem início rápido....As possíveis respostas do corpo são:
Os órgãos operados, no entanto, beneficiam-se de um efeito residual, eliminando a dor por um período mais prolongado”, orienta Dra. Monica Siaulys, anestesiologista chefe do Hospital e Maternidade Santa Joana. Esse período de espera deve variar de oito a dez horas.
Sabe o por quê? Porque na maioria das vezes após a cirurgia, a mamãe não pode levantar a cabeça pelo risco de cefaleia pós raqui. É uma enxaqueca forte que acomete a paciente e é comum que aconteça, por isso, eles pedem para não levantar o tronco. Esse cuidado evita que esse incômodo apareça.
Com efeito imediato, a anestesia raquidiana tem a agulha inserida mais profundamente na região lombar e o anestésico é injetado uma única vez. Com cerca de 3 horas de duração, a raquidiana age o tempo necessário para o médico realizar a cesariana.
Oito horas antes e quatro horas depois da cesárea a mulher não deve comer e nem beber nada porque a anestesia pode provocar enjoo e vômitos, sendo necessário que o estômago esteja completamente vazio, explica Stockler.
O Que Não Pode Comer Depois da Cesárea
“É recomendável que a gestante faça um jejum de 8 horas de alimentos sólidos e leite e de 4 horas para água no período que antecede à cirurgia”, explica a Dra.
Evitar pegar peso e dirigir Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos, assim como também não é recomendado dirigir antes de 3 meses após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.
“Após o parto normal, a paciente poderá executar atividades físicas 15 dias depois, enquanto após a cesárea, a retomada de atividades físicas leves deve ser feita passados 30 dias, período suficiente para que a parede abdominal crie resistência no local da incisão”, diz ele, assinalando que este retorno deve estar ...
Gases após uma cesárea Levantar-se e andar um pouco vai ajudar o sistema digestivo a começar a se mover novamente. Se os sintomas forem graves, o enfermeiro pode dar medicamentos com simeticona, substância que permite que as bolhas de gases se unam mais facilmente, facilitando sua expulsão.
“Isso pode ocorrer 40 dias após o parto cesárea, levando em consideração que a mulher vai pegá-lo do chão, ou seja, levantar o peso da criança. Mas, se você já estiver sentada e a criança for colocada em seu colo, não há problema, desde que se respeite a fragilidade da cicatriz e o desconforto do corte.
Carregar peso Esse prejuízo é ainda maior quando foi realizada a episiotomia, pois é um corte que precisa cicatrizar”, conta o ginecologista obstetra Jurandir Passos, ginecologista e obstetra do Delboni Medicina. Já no caso do parto cesárea, carregar peso vai trazer um pouco mais de desconforto por forçar a cicatriz.
De acordo com a ginecologista obstetra Isabel Nogueira, a mulher está liberada para a prática de exercícios físicos em cerca de 30 a 45 dias depois de uma cesárea.
Os exercícios para depois da cesárea servem para fortalecer o abdômen e a pelve e combater a flacidez da barriga....Exercícios após 6 semanas da cesárea
Após um parto normal sem complicações, a mãe pode retomar atividades físicas leves em aproximadamente 15 dias. É imprescindível a liberação médica prévia, assim como a supervisão desse processo – reforça a especialista.
A drenagem pode ser efetuada a partir das 12 semanas até ao parto e pode ser retomada 1-2 meses após o parto.