A dica é em primeiro lugar saber o tom da música, depois procure o tom da música na 3ª corda (corda SOL) e toque a escala pentatônica na mesma casa que você achou o tom: por exemplo música em Dó maior, vou achar a nota Dó na corda SOL que está na 5ª casa e tocar a pentatônica de Lá menor que esta na mesma casa.
Para conseguirmos visualizar uma escala diatônica na prática, é só você tomar como base o braço de um instrumento de trastes como o violão, ou olhar a escala musical no piano ou teclado. No caso de um violão, a distância entre uma casa e outra corresponde a ½ tom, e a distância entre duas casas equivale a 1 tom.
Fazendo superposição de acordes A superposição de acordes é outra forma de aplicar as pentatônicas. Para isso basta que você, ao invés de usar a pentatônica referente ao acorde em questão, use uma escala um tom acima.
Na teoria é simples: Basta você achar estas notas pelo braço. A pentatônica de Am7 tem 5 notas, certo? Lá, Dó, Ré, Mi e Sol. Então teremos cinco shapes....Como visualizar os shapes da pentatônica menor?
Shape nada mais é que uma forma de pensar e tocar notas e acordes no braço do violão usando o recurso da pestana. ... Os shapes, termo da língua inglesa que significa modelo ou molde, utilizam acordes de base e modelo para encontrar outros acordes e notas em diferentes posições.
Escala Cromática - é a sucessão de todas as notas em SEMITONS, até completar uma OITAVA. ... Escala Diatônica - é a sucessão das notas em intervalos de SEMITONS e TONS.
A escala diatônica, como falamos, é composta por sete notas em intervalos de tons e semitons. Já a escala cromática é composta apenas por intervalos de semitons, totalizando doze notas.