DOS VÍNCULOS COMO CONSTRUÇÃO DO SER. Como dito anteriormente, as relações são ferramenta fundamentais para construção do nosso caráter. Esse, por sua vez, orienta a nossa personalidade. E por serem tão importantes, também se configuram como o “cimento” para nossos vínculos, traumas e memórias.
Como surgiu a teoria das relações humanas De acordo com os estudos desta nova e revolucionária teoria, os trabalhadores deveriam ser tratados como seres humanos, pois possuem sentimentos, anseios, necessidades e que faz parte de um sistema social, com demandas sociais e biológicas.
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. ... Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Há dois tipos de relações humanas:
Limitação no campo experimental, sua principal crítica é a de natureza analítica. Suas pesquisas concentram-se em campos muito pequenos de variáveis e, ao estudá-las, não levam em conta as demais. Isto levou, com o tempo, a um certo descrédito de sua teoria.
O estudo do comportamento organizacional é dividido em níveis. Os mais comuns são o individual e o grupal. No primeiro caso, a análise se concentra sobre o colaborador e seus objetivos, interesses, motivações, habilidades e competências profissionais, além de valores, percepções e atitudes.
A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo.
TEORIA CONTINGENCIAL Os fatores contingenciais estratégia, porte, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, para Donaldson (1999), são características organizacionais que refletem a influência do ambiente no qual a entidade está inserida.
As variáveis contingenciais procuram absorver diferentes inter-relações referidas ao ambiente e a organização, especificando vínculos e percebendo o tipo de execução dessas instituições em relação aos requisitos diversificados (HEINZMANN, 2011).
2.
O objetivo principal da administração é maximizar o uso dos recursos disponíveis de forma que um maior número de pessoas possa ser beneficiado. ... Coordenador de operações administrativas da empresa para garantir que funcione sem problemas e um dos principais objetivos do gerente administrativo.
As seis variáveis básicas, tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade, constituem os principais componentes no estudo da Administração das empresas.
Segundo Alvin Toffler, a adhocracia ou "adocracia" é um sistema temporário variável e adaptativo, organizado em torno de problemas a serem resolvidos por grupo de pessoas com habilidade e profissões diversas e complementares. Constitui-se em uma opção à tradicional Departamentalização.
Obviamente, restringimo-nos à escolha de algumas variáveis, definições e assuntos dentro de um tratamento genérico, tendo em vista o tamanho deste trabalho.
Passemos ao estudo de cada Teoria.
Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo “se então” e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
As teorias sobre a liderança denominadas situacionais ou contingenciais partem do pressuposto de que o comportamento mais apropriado para um líder depende das situações ou circunstâncias concretas em que o líder se encontra.
Administração é a ciência que estuda e sistematiza ferramentas utilizadas para gerenciar organizações, recursos ou pessoas. É planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, de forma eficiente e eficaz, para alcançar objetivos e metas definidas.
Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO
PORTE DA EMPRESA | SALÁRIO MÉDIO | |
---|---|---|
Trainee | Senior | |
Grande Empresa | R$ 3.
Quanto ganha um administrador Recém-formado?O CFA recomenda que o profissional recém-formado receba, no mínimo, R$ 2. Páginas populares:
|