Por conseguinte, temos a lista dos Mistérios:
Domingo MISTÉRIOS GLORIOSOS 1) Ressurreição de Jesus 2) Ascensão de Jesus 3) Descida do Espírito Santo 4) Assunção de Maria 5) Coroação de Maria.
Mistérios Luminosos
A Ressurreição de Jesus
O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930.
A recitação do Terço O Terço da Divina Misericórdia reza-se, preferencialmente, às três horas da tarde (a chamada Hora da Misericórdia), meditando na Paixão de Jesus e apelando a Misericórdia de Deus para toda a Humanidade.
“Senhor, venho pedir nesta madrugada, em que o silêncio e o repouso reinam sobre nossas almas, que derrame sua bênção e sua proteção contra todos os males direcionados a mim, aos meus amigos e à minha família.
PRIMEIRO MISTÉRIO DOLOROSO: A Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. Fruto do Mistério: Contrição dos pecados.
Passo a passo para rezar o rosário
"Ó Deus, fonte de perdão e salvação, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos, dai ao(a) meu(minha) irmão(ã) (diga o nome) que já partiu deste mundo, a bem-aventurança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém!"
Segundo a tradição católica, não basta apenas rezar durante o Dia de Finados, a Igreja propõe que sejam realizadas indulgências como: realizar a confissão sacramental, comungar e rezar na intenção do santo pontífice.
Quem desejar acender uma vela virtual em homenagem a alguém que faleceu, pode fazê-lo pelo site O Memorial. Além das velas, ainda é possível prestar vários tipos de homenagens, com histórias, fotografias e outros itens e depois compartilhá-las com seus amigos.
“O fato de acender uma vela simboliza nossa fé de que a pessoa falecida está na eternidade ao lado de Deus. No batismo, a vela é um dos símbolos para representar que a fé vai iluminar a vida e é sempre um símbolo de fé e esperança”, afirma.
Quando está acesa simboliza a individuação da vida ascendente, da luz da alma e pode ser considerada como um elo entre os seres humanos e os planos superiores. ... Assim, deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu" (Mt 5,14 -17).