Basicamente, dívida é dinheiro emprestado assegurado de alguma forma com algum tipo de propriedade. Equidade, por outro lado, é capital contribuído, usualmente em dinheiro. Dívida deve ser assegurada por uma assinatura pessoal, e equidade pode ser assegurada também na forma de ativo contribuído.
1. Equidade está relacionada à ideia de reduzir as desigualdades que são geradas por diversos fatores sociais e econômicos e que podem levar a diferenças na aprendizagem ao se comparar diferentes grupos. 2. A promoção da equidade pode ser feita por políticas afirmativas, que garantem acesso a oportunidades iguais.
Escola limpa, bem conservada e equipada, com espaços adequados, equipe comprometida e comunidade atuante em seu cotidiano. Todos esses fatores são parte do que se entende por uma boa escola.
No Brasil, apenas três escolas públicas têm nível de excelência no ensino fundamental II ao serem analisados critérios como alto percentual de alunos com aprendizado adequado em português e matemática (segundo os resultados da Prova Brasil), alto nível de participação dos estudantes e baixa taxa de evasão.
Chamamos de aprendizagem satisfatória aquela que leva a um sa- ber, ou seja, a um conhecimento com investimento inconsciente, com ´sabor´ inconsciente. Esta é identificada com a experiência que nos toca de Larrossa (2002), ou seja, com a que deixa marcas no aprendiz.
Confira os sete aspectos mais valorizados pelos pais na matrícula escolar dos filhos: