Repensar: Reflita sobre os seus atos de consumo e a respeito dos impactos deles sobre você mesmo, a economia, as relações sociais e a natureza. Reduzir: Consuma apenas o necessário reduzindo a demanda por recursos naturais e a geração de lixo. Reutilizar: Reutilizar é aumentar a vida útil de um produto ou material.
O lixo domiciliar especial é formado por todos os resíduos que podem ser considerados ainda mais perigosos para o meio ambiente e para a saúde pública — como pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e embalagens de veneno e de agrotóxicos.
Material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado. O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.
Para tanto, os contentores são divididos por cores, os quais indicam o tipo de lixo a ser depositado:
e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
A coleta dos resíduos é realizada em dois turnos, às 7 e às 18h. De acordo com a Lei Artigo 151, é proibido colocar os resíduos na calçada com antecedência maior que duas horas. O descumprimento da lei pode valer multa no valor de R$ 57.
O serviço de coleta de lixo é prestado por uma empresa que recolhe os resíduos gerados destinando para outro lugar. A empresa pode ser pública ou privada. Infelizmente, nem sempre a destinação do lixo é feita de forma ambientalmente adequada.
Na maior parte do país, o lixo é enviado para os lixões, que são áreas onde o lixo simplesmente é empilhado, sem cuidados com a separação de produtos orgânicos e inorgânicos, ou ainda com a reciclagem e o tratamento dos resíduos que podem contaminar solos, rios e aquíferos.
Normalmente o lixo gerado nas residências, comércios ou indústria são misturados em um mesmo local, retirados pelos serviços municiapais de coleta de lixo e destinados aos aterros sanitários ou para a incineração. É desta forma que lidamos com o lixo.
O lixo é um dos maiores problemas da sociedade moderna. Dentro do processo de Reciclagem, a Coleta Seletiva é uma etapa fundamental. ... Através dela, os resíduos recicláveis são separados dos demais resíduos, recolhidos por empresas responsáveis pela limpeza urbana.
A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. ...