Podemos dividir os fundamentos técnicos em dois tipos de ações: A) movimentos sem bola (corrida com mudança, saltos, giros, etc.); B) movimentos com bola (recepção, passe, chute, etc.).
O chamado "saque por baixo" acontece quando o jogador atinge a bola abaixo do nível de seu ombro. No tênis infantil, as crianças pequenas podem ser encorajadas a usar este tipo de saque em quadras de 36 pés (11 m).
Um saque inicia todo ponto em um jogo de tênis. O jogador que iniciar o ponto é chamado de sacador, e o que recebe a bola é chamado de recebedor.
No tênis, um ace ou ás é um ponto de saque. Ou seja, um jogador saca a bola e o outro não consegue atingir a bola com sua raquete, resultando em um ponto direito.
Cada um dos quatro retângulos que se formam dos dois lados da quadra em frente à rede é chamado de área de serviço. Ao sacarem, os jogadores devem fazer com que a bola toque a área de serviço da quadra adversária correspondente à posição ocupada pelo sacador no momento do saque.
No tênis, o slice tem inúmeras funções como, por exemplo, fazer a bola atravessar a quadra com um movimento mais curto, muito usado quando não se tem tempo para preparar o golpe adequadamente – ou então contra bolas rápidas.
O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária.
O saque no vôlei é o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra adversária. Essa ação é feita pelo jogador que ocupa a posição 1, golpeando a bola solta no ar com a mão ou parte do braço. A bola deve ser direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Acerte a bola.
O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.
O jogador que não pode sacar no voleibol é chamado de líbero. Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB, essa posição é interessante pois ele não pode sacar, não pode bloquear ou mesmo tentar bloquear.