Por não produzir sementes viáveis, o tifton é cultivado por meio de estruturas vegetativas, os estolões. As maneiras mais comuns de implantação da gramínea são em sulcos, em covas ou a lanço. Recomenda-se realizar o plantio durante o período das águas (outubro a janeiro).
No plantio a lanço gasta-se cerca de 4 a 5 toneladas de mudas para se plantar um hectare. No plantio em sulcos 2,5 t/ha são suficientes, e no plantio em covas o consumo é de 3 toneladas de mudas por hectare.
O preparo do solo: - metade da quantidade de calcário recomendada deve ser esparramada na área antes da aração e, a outra metade, após a primeira gradagem; - a primeira movimentação do solo pode ser feita com arado ou gradeadora ("grade rome"), incorporando todo o material vegetal existente na superfície.
capim mombaça
De acordo com os dados obtidos, foi estabelecida uma degradacao de resistencia dos capins estudados. Comportaram-se como os mais resistentes: capim-andropogon, cv. Planaltina (Andropogon gayamus, var. bisquamalatus), capim-gordura (Melinis minutiflora), capim-jaragua (Hyparrhenia rufa), Setaria anceps, cv.
Além de oferecer forragem aos animais, a brachiaria é um tipo de capim que contribui na estruturação do solo, em especial em produções de milho e café. Proporcionando ao solo mais sanidade e ganhos na produtividade nas produções. ... Hoje em dia essa planta serve para tudo na produção agrícola.
A colheita das sementes é feita na estação seca. Nessa ocasião, as plantas são capinadas rente ao solo, removidas da área e o chão é varrido. O material amontoado, composto de terra, folhas e sementes, é peneirado. O produto resultante pode ser semeado tal como está ou submetido a beneficiamento adicional.