O surgimento de Portugal ocorreu por meio do Condado de Portucale, um condado vassalo do Reino de Leão. A independência de Portugal aconteceu quando D. Afonso Henriques declarou-se rei desse país em 1139. Isso marcou o início da dinastia afonsina.
João I de Portugal (Lisboa, 11 de abril de 1357 – Lisboa, 13 de agosto de 1433), conhecido como o Mestre de Avis e apelidado de o de Boa Memória, foi o rei de Portugal e dos Algarves de 1385 até sua morte, sendo o primeiro monarca português da Casa de Avis e o décimo rei de Portugal. Era o filho ilegítimo do rei D.
Resposta: A Revolução de Avis, ocorrida entre 1383 e 1385, se relaciona com a morte de Dom Fernando I como tendo sido uma de suas consequências, já que a morte de Dom Fernando I, que não tinha filhos legítimos, fez com que não houvesse um herdeiro óbvio para o trono.
A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.
O pioneirismo marítimo de Portugal A formação da monarquia portuguesa com a Revolução de Avis, em 1385, e a aliança política com o grupo mercantil interessado no comércio marítimo, possibilitou com que o país fosse pioneiro na expansão marítima europeia.
Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta em África.
Além disso, fatores importantes também era a busca por escravos, incorporação de novos territórios, bem como de recursos minerais, vegetais e animais desses locais. Buscava-se, ainda, aumentar o número de súditos para os reis e de mais fiéis para a Igreja.
Expansão Marítima é o nome dado ao fenômeno ocorrido entre os séculos XV e XVII, quando inúmeras expedições partiram das grandes potências européias na busca por alcançar as terras no Extremo Oriente.
Quanto à expansão marítima portuguesa, não se pode afirmar que: A) Portugal queria descobrir um caminho para o Oriente através do Atlântico. B) A criação da Escola de Sagres mostrou o interesse português pelas navegações. C) O primeiro passo por Portugal foi a tomada de Ceuta.
Quanto à expansão marítima, pode‐se afirmar que: * iniciou‐se no século XIII e teve Portugal como pioneiro. foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis. foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos. iniciou‐se com a viagem de Marco Polo.
Resposta. A letra A está incorreta. Explicação: Os pioneiros das Grandes Navegações é Portugal.
a criação de colônias podia significar aumento das riquezas e a possibilidade de acumular metais preciosos. podemos destacar também, a busca por especiarias, ou seja, temperos como canela, cravo e pimenta do reino que custavam caro e foram uma das principais causas da expansão marítima.
(IFCE 2020) São fatores relacionados à Expansão Marítima entre os séculos XV e XVII. A) intensa crise no Estado Nação e na centralização política.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar: