Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente.
As florestas são o berço da biodiversidade de animais e plantas e são responsáveis por fornecer os subsídios necessários para sua sobrevivência. Elas oferecem abrigo, proteção, alimento para espécies que vivem nela ou que apenas fazem uma parada, como pássaros, por exemplo.
A vegetação se enraíza, retém água na superfície do solo e alimenta gradualmente o lençol freático, assim, possibilita que um rio tenha vazão regular ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem. ... E nos períodos de estiagem o corpo de água tende a enfraquecer e pode até secar.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
Resposta. É que protege o solo contra a erosão e ajuda a eliminar o gás carbônico da atmosfera pelo processo de fotossíntese.
Áreas de nascentes ou áreas alagadas, fazem parte da vegetação ribeirinha, que é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos d'água, também são conhecidas como áreas de beira de rios, áreas de brejo, manguezal, entre outros.
Indicação de espécies arbóreas para solos encharcados
Além disso, o uso de adubos e agrotóxicos não deve ser feito em áreas de várzea e próximas às nascentes e rios. Para manter a água das nascentes pura, recomenda-se cercá-las a uma distância mínima de 50 metros de raio, evitando a entrada do gado e, consequentemente, a contaminação da água.
CONTROLAR A EROSÃO Melhorar a fertilidade do solo com técnicas como adubação e uso de calcário. Adotar plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes. Proteger o solo com a própria vegetação da área.
Coloque um cilindro de concreto sobre topo da nascente. Isso lhe ajudará a ter uma ideia de onde terá que cavar a fim de afundar o cilindro no lugar para proteger sua preciosa água mineral. Se você precisar, marque a posição pretendida do cilindro de concreto com sinalização, fitas, estacas ou tinta.
Uma técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho no fundo, sustentando uma camada de brita ou seixo rolado, sustentando a camada de areia intermediária e acima de todas uma de carvão.
As nascentes localizam-se em encostas ou depressões do terreno ou ainda no nível de base representado pelo curso d'água local; podem ser perenes (de fluxo contínuo), temporárias (de fluxo apenas na estação chuvosa) e efêmeras (surgem durante a chuva, permanecendo por apenas alguns dias ou horas).
A melhor forma para puxar água de reservatórios naturais (rios, lagos, açudes, etc.)...Avaliando o terreno e o espelho d'água