b) O relevo influencia as características observadas porque quanto mais alto, mais frio é o clima, de modo que há a tendência de se diminuir a vegetação em comparação com relevos mais baixos.
O relevo influencia nas atividades econômicas que podem ser exercidas em uma região, assim como na formação dos mitos, no clima e na interação entre povos distintos, sendo um dos fatores estruturantes em todas as sociedades.
O relevo influencia no curso de água e na delimitação da bacia hidrográfica a hidrografia pode mudar o relevo através do processo erosivo ou intemperismo que é a ação da água e do ar.
O relevo pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as decisões sobre o uso da terra. O clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais (particularmente os produtos agrícolas e florestais), e as condições de trabalho e produtividade.
Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo. ... Já os fatores exógenos (externos) formam o relevo por meio de erosões, que podem ser pluviais (provocadas pela água da chuva) e fluviais (provocadas pelas águas dos rios e mar).
O relevo é considerado um importante fator na formação do solo, pois é responsável pelo controle de toda dinâmica dos fluxos de água na paisagem, como lixiviação de solutos, atuação de processos erosivos e condições de drenagem (Anjos et al., 1998).
Resposta. Fatores de atração como clima, qualidade de vida, expectativa de vida, educação, empregabilidade, etc.
As planícies constituem as formas de relevo mais planas e menos acidentadas, propiciando melhores condições para as atividades humanas.
Resposta. Resposta: Os relevos mais íngremes são de muita dificuldade para as construções pois é difícil nivelar, as atitudes intensas também, visto que é necessário levar todo o material para essas altitudes e relevos que são em áreas muito sedimentares também causa riscos de desmoronamento.
Resposta: O relevo da Europa, é constítuido de três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas. Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Europeia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia (Rússia).
planícies
Resposta. O continente europeu apresenta as quatro formas de relevo: Montanhas, planaltos, planícies e depressão.
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida.
O relevo brasileiro possui grandes variações regionais, sendo constituído, principalmente, por planaltos, depressões e planícies. ... Esses elementos definem as principais características do relevo de uma determinada área e são fundamentais para a sua identificação e classificação.
O relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões (formações de origem cristalina e sedimentar). Ambos ocupam cerca de 95% do território, enquanto as planícies, de origem sedimentar, ocupam aproximadamente 5%.