Os répteis crocodilianos tem o coração totalmente dividido em 2 ventrículos e 2 átrios, isso significa dizer que o sangue não se mistura (NO CORAÇÃO). Mas existe um local onde a artéria do ventrículo esquerdo se anastomosa (junta) com a artéria do ventrículo direito, ocorrendo assim, a mistura sanguínea.
Circulação aberta ou lacunar: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo para a ocorrência, diretamente com as células, das trocas gasosas. ... Circulação fechada: Nesse tipo de circulação, o sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos.
- Sistema circulatório fechado: Nesse tipo de sistema o sangue fica apenas dentro dos vasos sanguíneos. É um tipo mais eficiente quando comparado ao aberto, uma vez que a velocidade de transporte é superior graças à pressão. Nesse sistema é possível observar artérias, arteríolas, veias, vênulas e capilares.
O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.
Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos.
– a artéria tem parede mais espessa, seu diâmetro externo é menor e a luz é mais estreita. – a veia tem parede mais delgada, seu diâmetro externo é maior e sua luz é mais ampla. 2- a espessura relativa das túnicas. – na maioria dos casos as artérias têm a túnica média mais espessa que a sua túnica adventícia.
Artérias e veias são vasos sanguíneos que se diferenciam pelo seu papel no sistema cardiovascular e também por sua estrutura. As artérias garantem que o sangue seja levado do coração para outras partes do corpo, enquanto as veias garantem a condução do sangue dos tecidos periféricos para o coração.
Resposta. As artérias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. Já as veias são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração.
Capilares são vasos sanguíneos que apresentam parede delgada e pequeno calibre. Somados às artérias e veias, fazem parte da imensa rede de vasos que passa por todo nosso corpo, garantindo a circulação do sangue no organismo.
A melhor definição de veia, portanto, é aquela que a apresenta como um vaso sanguíneo cuja função é garantir que o sangue, presente em vários tecidos do corpo, retorne ao coração. As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.
Tipos de Artérias As artérias podem ser divididas em três tipos de acordo com o seu calibre (diâmetro), são elas: elásticas, musculares e arteríolas.
As artérias são vasos que garantem o transporte do sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo. Diferentemente do que muitos pensam, as artérias não garantem o transporte exclusivo de sangue arterial (sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico).
Veias cava A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico.
A veia do coração (veia cava) passa por ambas pernas do corpo humano. Veia cava é uma veia grande que se esvazia no coração. Ele carrega sangue das pernas e pés e dos órgãos do abdômen e da pelve.
Como é feita a cirurgia para retirar a safena A safena é uma grande veia que vai da virilha, passa pelo joelho, onde se divide em duas, a safena magna e a safena parva, que continuam até os pés.
Veias safenas. As veias safenas são as principais veias superficiais. A veia safena interna (ou magna), inicia-se próximo ao tornozelo (maléolo medial) e tem trajeto pelo lado interno da perna e coxa, terminando numa veia profunda, a veia femoral, na altura da virilha.