10 dicas para melhorar seu aprendizado
É uma forma prática de eu “vivenciar” aquilo que eu escrevo, e de tirar melhor proveito possível da leitura. Consiste em ler com consistência, primeiro, escrever, em seguida, e praticar, depois, pois dessa forma eu aumento as chances de desenvolver os hábitos em cima daquilo que eu mesmo venho coletando ultimamente.
Aprendizado ativo é aquele onde o estudante além de ler, assiste vídeos, faz anotações, escuta áudio aulas, interage com o conteúdo, enfim de várias maneiras além da simples leitura.
Criar perguntas sobre suas leituras deixa seu aprendizado mais ativo e faz com que você compreenda e memorize melhor um assunto. Sempre ao final de uma sessão de estudos, crie um questionário de perguntas. Seja criativo, crie perguntas abertas e também de múltipla escolha.
O termo autodidata representa algo como “ensinar a si mesmo”. Ou seja, é ter a capacidade de aprender um assunto de forma autônoma — administrando o seu próprio processo de estudo.
Você está no meio do caminho pra cuidar de seu próprio aprendizado. Se você respondeu mais vezes a letra "b", você tem o perfil do autodidata ou, ao menos, a curiosidade necessária para ser um deles. Se você respondeu mais vezes a letra "c", o diagnóstico é preocupante: falta-lhe curiosidade para aprender a aprender.
Mas se você tem um conhecimento autodidata – como falar algum idioma por causa de uma vivência no exterior – pode colocar no currículo na parte “outras informações ou informações complementares”.
Como ser autodidata: dicas
Aprender algo sozinho requer o mesmo que aprender junto a um professor: dedicação. A única diferença é que, nesse método, a única pessoa responsável pelo tempo que você determina para as suas aulas é você. Organize-se e busque formas de manter os estudos interessantes e diferentes e os resultados virão!
Estude uma média de horas razoável e se atente mais à regularidade do que a quantidade em si. Ou seja, ao invés de estudar 18 ou 20 horas por dia sem parar, crie uma rotina saudável, que englobe estudo, descanso e prática de atividades físicas.
Dicas para se tornar autodidata em um idioma