O que arte na viso platnica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A arte para Platão seria, portanto, uma imitação capaz de enganar quem a vê. A arte por ser uma imitação de uma imitação contida no mundo sensível se afasta cada vez mais do real, daquilo que é, efetivamente, o original. Na visão platônica, a arte imita a cópia, o que Platão chama de simulacro.
Qual a origem da beleza de acordo com Platão?
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos).
O que é verossimilhança para Aristóteles?
Aristóteles percebe a poesia como elemento representativo que imita a ação humana. Ele considera a relação entre autor e receptor, assim como principalmente o efeito da arte no público. A verossimilhança é a característica que a arte tem de estabelecer semelhanças com o real.
Quem deu o nome do conceito mímesis?
O termo surgiu com Platão que tentou definir o vocábulo em seus diálogos, em "a mais completa discussão acerca da natureza da arte que recebemos do mundo antigo" porém não consegue um sentido fixo para a palavra.
Qual o lugar da Mime-se no pensamento estético de Platão?
A mimese poética, por sua vez, não apresenta nenhuma dimensão positiva, pois está ainda mais afastada das Idéias, já que a linguagem é simulacro das Formas e é meio poético. Tem na sua concepção a dimensão intencional da falsidade; daí Platão enfatizar o fato de a mimese poética apresentar-se como um engano.
Qual é a crítica que Platão direciona a arte?
Ao concentrar sua atenção na produção dos poetas, Platão critica o logos humano, capaz de levar ao erro e ao engano, principalmente através da prática da mímesis. ... Suas criticas visam como objetivo mostrar que a arte não é expressão da realidade real, não expressa a realidade como ela é.
Qual a origem de beleza?
O substantivo grego clássico para "beleza" era κάλλος, kallos, e o adjetivo para "belo" era καλός, kalos. Em grego koiné, a palavra para bonito ou belo era ὡραῖος, hōraios, um adjetivo que vem da palavra ὥρα, hōra, que significa "hora". No grego koiné, a beleza, então, era associada a "estar em sua hora/seu momento".