Posição do Paciente:Decúbito dorsal. Alinhe o plano médiossagital do paciente à linha central da mesa e ao RC. Assegure-se de que a pelve não está rodada. Separe pernas e pés, então rode internamente os membros inferiores em 15° a 20°.
Os sintomas mais comuns do pneumotórax incluem:
Linha Infraorbitomeatal (LIOM) => É formada pela linha entre a margem infraorbital ao MAE. Linha Acantomeatal (LAM) => É formada pela conexão do acantio e o MAE. Linha Mentomeatal (LMM) => É formada pela conexão do ponto mentoniano e o MAE. Linha Labiomeatal (LLM) => Parte da junção dos lábios até o MAE.
O número mínimo de incidências para o estudo radiográfico do crânio são: uma no plano frontal (coronal) e outra no plano sagital. A rotina para o estudo radiográfico do crânio consiste nas seguintes incidências: PA (póstero-anterior) e o perfil esquerdo.
PVO – Plano vertical do ouvido ou linha médio coronal: divide o crânio em partes anteriores e posteriores; LGM – Linha globelo meatal: refere-se a uma linha entre a glabela e o meato acústico externo; LOM – Linha orbito meatal: localiza-se entre o canto externo do olho e o MAE.
PA de crânio: Também denominada incidência de CALDWELL, OCCIPITO-FRONTAL, ou PA verdadeiro, ... OBS: Esta Incidência é utilizada para o estudo de traumas, lesões e moléstias das estruturas do crânio. As estruturas do crânio devem ficar em perfil absoluto, principalmente a região de sela torácica.
Incidência bilateral perpendicular à base do crânio, utilizada em radiologia para obter uma boa imagem da ponta do rochedo.
Fique afastado do feixe útil de raios-X Na hora de executar o exame, é importante que o profissional se mantenha a uma distância de ao menos 2 metros em relação ao paciente. Além disso, é importante que ele utilize os equipamentos de proteção adequados para restringir a penetração da radiação.
A incidência é o ponto anatômico onde a radiação irá entrar no corpo, ela é muito importante e está diretamente ligada com o posicionamento do corpo.