Um ecossistema é um conjunto de plantas, animais e outros seres vivos que habitam o mesmo ambiente. Um ecossistema também inclui matéria não viva — por exemplo: água, pedra, terra e areia. Um pântano, uma pradaria, um oceano e uma floresta são exemplos de ecossistema.
Os ecossistemas são divididos em:
Conceito de Ecossistema Uma característica fundamental de um ecossistema é a relação estável entre o espaço físico, o fluxo de energia e os fatores bióticos e abióticos.
O ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
Afora isso, um ecossistema é composto por dois itens principais: o abiótico e o biótico. ... Esses seres realizam diferentes funções dentro do ecossistema. Por isso, de uma forma ou de outra, é estabelecida uma dependência entre eles. Existe o ser vivo que produz energia, o que a consome e ainda o que a decompõe.
Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos. Todos os seres vivos de uma comunidade biológica interagem entre si e também com os fatores não vivos do ambiente, que são chamados de fatores abióticos.
As plantas são usadas pelo ser humano para fins econômicos, como no uso de madeira. As plantas também apresentam importantes funções econômicas. A madeira, por exemplo, é usada na fabricação de casas e móveis, e a celulose, um produto obtido das plantas, é usada na fabricação de papel.
As plantas servem de alimento, extração de substancias para remédios, corantes etc... produz oxigênio de suma importância, retira água do solo e transpira para formação de nuvens.
As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos, mas, durante o dia, elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar. Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia e usá-la para crescer.