Os resultados da mamografia sempre indicam em que categoria BI-RADS a mulher se encontra, onde o 1 significa que o resultado está normal e o 5 e 6 provavelmente são indicativos de câncer de mama.
Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor.
BIRADS 5. Uma mamografia ou demais exames de mama com BIRADS 5 demonstra que a suspeita de câncer neste grupo é altíssima. Nesse caso, elas necessitam obrigatoriamente de cirurgia. O médico ou médica pode até optar por uma biópsia antes da cirurgia, mas esta lesão precisa ser completamente removida cirurgicamente.
A sigla BI-RADS® se refere a Breast Imaging Reporting and Data System. Isto é, Sistema de Relatórios e Dados de Imagem da Mama. De acordo com a American College of Radiology, atualmente essa classificação fornece terminologia padronizada também para ultrassom e ressonância magnética da mama, além da mamografia.
BI-RADS 2. Significa que você tem na mamografia alguma imagem que não tem qualquer suspeita para câncer. Pode não ser um exame normal, ou seja, ás vezes tem calcificações de aspecto benigno (do bem) ou nódulos (alguma bolinha), mas cujo aspecto não lembra em nada um câncer de mama.