Dicas para harmonizar vinhos e sobremesas Sirva um vinho doce sempre gelado. Assim, ele fica menos enjoativo. O vinho deve ter doçura igual ou superior à sobremesa, pois o açúcar adormece as papilas gustativas, o que tende a fazer com que aquilo que seja servido a seguir pareça insípido, sem graça.
Conheça agora mesmo os diferentes tipos de vinhos que harmonizam com doce
Um espumante Moscatel, ou demi-sec também cumprirá sua missão, e se houver disponível um Moscato d'Asti os sabores vão crescer entre os cítricos, o floral e as frutas brancas do vinho. Um Riesling de colheita tardia e boa acidez é mais uma vez pedida interessante.
Afinal, o que harmoniza com vinhos tintos? Pinot Noir, Pinotage, Gramay e Grenache: Por originarem vinhos mais leves harmonizam com carnes brancas magras, embutidos, pães, queijos brancos moles (Brie, Camembert, Coulommiers) e semimoles (Edam, Taleggio, Gouda), vegetais cozidos e cogumelos.
Comidas que combinam com vinho tinto seco
Harmonização: o que combina com Syrah ou Shiraz? A Syrah é uma uva que gera vinhos potentes, tânicos e especiados. Por isso vai melhor com pratos que tenham a mesma carga que a bebida. Carnes com aromas fortes, como javali, coelho e caça, são boas opções para acompanhar um Syrah.
Pratos para harmonizar com Cabernet Sauvignon
Sirva o vinho.
O leque de opções desse vinho é bem amplo, passando por queijos leves, carnes vermelhas magras, carne de porco, aves, carneiro, massas com molhos leves e também peixes como salmão e atum. Todos os tipos de queijo são excelentes harmonizações para o Merlot, devido a sua característica.
Molhos ricos de sabor, seja em carnes ou massas, podem compor uma boa harmonização com os vinhos Chardonnay. No geral, podemos dizer que peixes carnudos e mariscos combinam bem com vinhos desta uva. A doçura da abóbora moranga, milhos e batatas doces contrastam bem com este tipo de vinho.
Comidas que combinam com vinho branco
A Chardonnay, conhecida como “a rainha das uvas brancas”, é uma das uvas mais populares do mundo, sendo produzida em diversas regiões. Procedente da Borgonha, região leste da França, foi durante muito tempo a única variedade utilizada para a produção dos vinhos mais finos da região.
Harmonização com vinhos brancos
Petiscos para acompanhar vinho
Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves Os queijos frescos, como o Ricota, o de cabra e o Cottage, são tipos de queijo com sabor delicado e aroma bastante discreto.
Branco. As uvas brancas dão origem a vinhos leves, frescos e com acidez acentuada, ideais para serem degustados mais gelados e com pratos igualmente leves. As uvas mais utilizadas são: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Pinot Grigio.
O vinho suave fino é elaborado com as uvas Vitis viniferas, que, ao contrário do que muita gente pensa, não dá origem a apenas vinhos secos. Dessa forma, há vinhos suaves feitos de uvas mais famosas, como a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir, a Merlot, a Chardonnay.
Algumas das uvas que podem produzir bons vinhos leves são:
Uvas que originam vinhos tintos de corpo leve