A ressonância magnética é a propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio em determinada freqüência (Freqüência de Larmor), emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem.
O aparelho que adquire as imagens é chamado de Magneto, ele possui a forma de um grande cubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens.
A Ressonância Magnética de 3 Tesla gera imagens de alta definição para a análise de órgãos e estruturas internas do corpo, sem emissão de radiação.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE CAMPO ABERTO - Centro de Diagnostico Sonolayer.
Afinal, quando ir a uma clínica oftalmológica?
Exames - Ressonância Magnética de Campo Aberto
RESPOSTA: Frequentemente, doentes cardiopatas possuem dispositivos metálicos no corpo que sempre levantam dúvida quanto à possibilidade de realização de ressonância magnética de coração. Um site americano lista todas as possibilidades (mrisafety.com).
Qualquer doença de pele na área tratada, uso de marca-passo, desfibrilador, ou qualquer implante eletrônico contraindica o tratamento com radiofrequência.
A presença de parafusos ou fios metálicos não impedem a realização do exame, porém a reação dos mesmos pode prejudicar algumas imagens. Aparelhos mais modernos co seguem minimizar este problema.
O titânio (que é usado para o implante dentário) não é ferromagnético, portanto, ele não deve interagir com os campos magnéticos. Apesar disso, é fundamental entender o assunto para saber se nada irá acontecer com você ao realizar um exame de ressonância magnética.