A válvula regula a quantidade, direção de fluxo e pressão do líquido cefalorraquidiano para fora dos ventrículos cerebrais. À medida que aumenta a pressão do líquido cefalorraquidiano dentro do cérebro, a válvula de sentido único abre e o fluido excessivo é drenado para a cavidade.
Os custos médios dos pacientes no grupo tratado com implante de válvula foi de USD$ 2.
Uma das complicações mais comuns da hidrocefalia é a obstrução da derivação ou infecção no local onde foi implantada. Tais complicações são mais comuns no primeiro ano após a implantação.
Outros fatores que podem contribuir para a hidrocefalia incluem: Lesões ou tumores no cérebro ou na medula espinal. Infecções no sistema nervoso central, como meningite bacteriana ou caxumba. Sangramento no cérebro decorrente de AVC ou traumatismo craniano.
Os três tipos de hidrocefalia incluem: Hidrocefalia não comunicante (obstrutiva) – ocorre quando o fluxo de líquido cefalorraquidiano é bloqueado dentro do sistema ventricular. Hidrocefalia comunicante (não obstrutiva) – ocorre quando há absorção inadequada do líquido cefalorraquidiano.
A hidrocefalia ocorre quando o líquido dos espaços normais do cérebro (ventrículos) não pode ser drenado. O líquido pode se acumular por muitos motivos, como um defeito congênito, hemorragia no cérebro ou tumores cerebrais. Os sintomas típicos incluem cabeça excepcionalmente grande e desenvolvimento anormal.