A Batalha do Marne, ocorrida em setembro de 1914, foi decisiva para o início da guerra de trincheiras no front ocidental na Primeira Guerra Mundial. O fato de as forças francesas, apoiadas pelos ingleses, conseguirem conter a ofensiva alemã frustrou a expectativa de rápido avanço germânico sobre o território francês.
batalha de Verdun
Paris
Primeira batalha do Marne
A Primeira Guerra Mundial dividiu-se em duas fases: a primeira foi a Guerra de Movimento (1914-1915) e a segunda foi a Guerra de Trincheiras (1915-1918).
Geralmente, uma trincheira era aberta pela tropa e contava com cerca de 2,30 metros de profundidade, por dois metros de largura. No ponto mais alto, eram colocados sacos de areia e arames farpados que protegeriam os soldados das balas e dos estilhaços das bombas.
A Guerra dos movimentos foi um conflito armado durante a Primeira Guerra Mundial,que não permaneceu somente na Europa,e expandiu-se até a Ásia e África. Após a declaração de guerra, a Alemanha dirigiu-se para a Europa Ocidental.
A Guerra de Movimento é a denominação dada à primeira fase da Grande Guerra, tendo como principal característica os ataques de tropas alemãs sobre os territórios da Bélgica e de Luxemburgo, configurando o domínio da Frente Ocidental (os territórios a oeste do Império Alemão). ...
A Segunda Guerra Mundial estendeu-se de 1939 até 1945, resultando na morte de 60 milhões a 70 milhões de pessoas, embora existam estatísticas que sugiram que a guerra provocou mais que 70 milhões de mortos. O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939.
A Guerra de Movimentos refere-se a primeira fase da 1ª Guerra Mundial que ocorreu entre agosto e novembro de 1914. Tem este nome devido a posições tomadas pelos exércitos nos confrontos. Este período ficou conhecido por acontecer vários ataques rápidos: - Soldados da Alemanha se direcionavam para a Bélgica e a invadem.
Guerra de trincheiras é um tipo de guerra terrestre utilizando linhas ocupadas consistidas principalmente de trincheiras, onde as tropas que lá estão desfrutam de uma posição bem protegida contra ataques de projéteis balísticos inimigos, como armas de fogo pequenas e artilharias.
O equilíbrio militar entre as nações envolvidas na guerra fez com que as batalhas se arrastassem ao longo de quatro anos e três meses. Entre os meses de agosto e novembro de 1917, a Primeira Guerra Mundial ficou marcada pelo período da chamada “guerra de movimento”.
O termo trincheira designa, genericamente, qualquer tipo de escavação linear no solo. Eram valas escavadas no chão, com cerca de dois metros de profundidade e vários quilômetros de extensão.
Recebe o nome de trincheira a construção subterrânea com fins militares destinada à defesa e ataque furtivo, de profundidade suficiente para abrigar um soldado em pé. ...
As trincheiras se tornaram um complexo onde havia lugares reservado ao descanso, feridos graves e banheiro. Por vezes, eram construídos abrigos para que os soldados pudessem descansar. Para sustentar as paredes era preciso escorar a madeira com terra.
Fosso que permite, durante o combate, a movimentação da tropa e o tiro a coberto do inimigo.
– Mais do que a própria guerra. A frase acima é normalmente atribuída como adaptação livre de um trecho de Adeus às Armas, de Ernest Hemingway – mesmo que faltem fontes para tal afirmação. ... Colocando-a no contexto destes soldados, aqueles que estavam ao lado na trincheira eram, de fato, mais importantes que a guerra.
As trincheiras eram grandes valas cavadas no solo pelos próprios soldados, formando um corredor ou uma linha de defesa de determinada região estratégica, geralmente cobiçada por exércitos rivais. Essa região recebia o nome de “terra de ninguém”.
A vida dentro das trincheiras eram terríveis, os guerrilheiros dentro das trincheiras passavam fome, frio, eram sujeitos a doenças e ameaçados de serem bombardeados pelos inimigos. A falta de higiene era notória, no mesmo local que dormiam e se alimentavam também fazia suas necessidades.
A vida dos soldados nas trincheiras era extremamente difícil e horripilante, pois recebiam ataques de artilharia, ataques de gases venenosos, bem como o avanço de uma trincheira para outro ocorria de forma muito violenta, pois os soldados tinham que correr para invadir outra trincheira, sendo alvejados por tiros de ...
Recebeu esse nome pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras (de terras) que eles mesmo cavavam. Foi também a fase mais mortífera da guerra. Além do poder das armas, a própria trincheira era outra inimiga para os soldados que se amotinavam naquele espaço insalubre.
Diversão – Além de serem indiferentes à vida humana, alguns soldados viviam a guerra mais como uma grande aventura do que como um pesadelo. “Para os pilotos, atirar em inimigos era divertido, mas não tanto por matar pessoas e sim por derrubar o inimigo.
O soldado americano é fabricado igual um robô, aprende a isolar seus sentimentos, a ver a morte sem piedade, a julgar-se superior ao resto de humanidade, se é que enxergam o resto como humanidade.
Belaya Smert; em finlandês: Valkoinen Kuolema; em sueco: den Vita Döden) ou "Provocador" pelo Exército Vermelho, foi um soldado finlandês e o mais eficiente franco-atirador da história mundial, matando aproximadamente 545 pessoas (de acordo com outras fontes, ele é creditado com 542).
Lyudmila Pavlichenko