Desta forma, percebemos que a EJA é muito mais que escolarização; é também lugar de inclusão de jovens, adultos e idosos, espaço de encontros, reencontros e reconhecimento. Trata-se da dimensão social da aprendizagem que não tem feito parte do contexto de pandemia do Novo Coronavírus.
15 anos
Como fazer a matrícula EJA 2021?
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de iniciar ou concluir os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação, podem ter acesso a essas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliações voltadas à modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os estudantes interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos – EJA deverão ter a idade mínima de 15 anos completos no ato da matrícula. Não é necessário ter comprovante de escolaridade, pois a escola tem condições de fazer uma prova de classificação e determinar a série mais adequada.
O EJA é destinado para alunos de até 15 anos, quando se trata do ensino fundamental e alunos até 18 anos, quando se trata do ensino médio. Lembrando ainda, que tudo isso é ofertado. Ou seja, a pessoa não vai pagar nada para realizar a prova de nível e posteriormente fazer o EJA 2020.
Qualquer pessoa com 18 anos ou mais e que tenha concluído o Ensino Fundamental pode se inscrever para realizar o EJA.
Essa parte da formação, se feita do 1º ao 3º ano, demora aproximadamente 18 meses. Ou seja, a duração EJA é por cerca de um ano e meio.
EJA EAD. A Educação a Distância, também muito conhecida pela sigla EAD, é uma modalidade de educação que é mediada pelo uso das tecnologias, permitindo que as aulas aconteçam sem que professores e estudantes estejam próximos no mesmo espaço físico ou acessando simultaneamente.
Os interessados em fazer o ensino médio não precisam passar por processo seletivo e as vagas são ilimitadas. O curso é gratuito tem duração mínima de três semestres. Ele é quase 100% on-line, apenas as provas finais de cada série são presenciais.
Ensino médio a distância: forma rápida e fácil Por isso hoje, a maneira mais rápida e segura de concluir o Ensino Médio é com a prova do Encceja. Esse é um exame oficial do governo feito para jovens e adultos que precisam do certificado.
Então, a melhor maneira de estudar online é com o apoio de um programa de estudos a distância. Alguns cursos contam com aulas online e direcionadas para os conteúdos cobrados no Encceja. Os professores acompanham o desenvolvimento dos alunos e esclarecem as dúvidas de maneira simples e prática.
De acordo com as diretrizes do MEC, para concluir o ensino fundamental EAD é necessário ter a idade mínima de 15 anos. Interessados (as) em concluir o ensino médio pela internet, a idade mínima exigida é de 18 anos.
Algumas instituições privadas disponibilizam o curso supletivo a distância como uma possibilidade para concluir o ensino médio EaD. No entanto, é importante estar atento (a) se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso acesse o site do e-mec e pesquise o nome da instituição.
Veja abaixo o passo a passo para se inscrever:
A mudança no cronograma do Encceja 2020 foi divulgado no Diário Oficial da União, por meio da edição do dia 09 de abril de 2021 (página 57). Vale lembrar que a participação no Encceja 2020 teve caráter voluntário e, por isso, os interessados não tiveram que efetuar taxas de pagamento.
25 de abril de 2021
Como estamos entrando em abril, muitos inscritos do encceja 2020/2021 estão ansiosos para saber onde vai prestar a sua prova. Geralmente, Inep só divulga o cartão de confirmação da inscrição do Encceja 1 semana antes da prova (era para realização em 25 de abril de 2021.)
Para o Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O próprio site do Encceja disponibiliza a programação dos conteúdos que devem ser estudados, bem como simulados de edições anteriores.
Prova ENCCEJA 2021
Apostila Encceja 2020: portal do Inep disponibiliza materiais de estudos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou uma série de materiais de estudos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).