Alarga o endométrio para que ele fique cheio de líquidos e nutrientes para alimentar o embrião; Engrossa o muco no colo de útero para impedir a entrada de espermatozoides e bactérias no útero; Aumenta a temperatura corporal, o que pode servir de indicativo para a existência ou ausência do processo de ovulação.
Por volta da 7ª semana de gravidez, é a placenta que começa a produzir progesterona e estrogênios, substituindo gradualmente a função do corpo lúteo e fazendo com que ele degenere por volta da 12ª semana de gestação.
O corpo lúteo, também conhecido como corpo amarelo (pois possui uma coloração amarelada, devido ao hormônio luteína presente nele), é uma estrutura endócrina temporária existente nas fêmeas de mamíferos, relacionada com a produção do hormônio progesterona, necessário para a manutenção da gestação.
Quando não é tratado adequadamente, o cisto hemorrágico pode causar algumas complicações, principalmente rutura ou torção do ovário. Ambas situações provocam dor muito intensa na região abdominal e representam uma emergência ginecológica, devendo ser tratadas com cirurgia o mais rápido possível.
Quando há ruptura do cisto, o fluido presente no seu interior drena para dentro da cavidade abdominal e também causar dor pélvica. Em alguns casos, o cisto pode sangrar para o seu interior, ocasionado o cisto hemorrágico.