A maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. ...
Avaliar é um ato rigoroso de acompanhamento da aprendizagem. "É ela que permite tomar conhecimento do que se aprendeu e do que não se aprendeu e reorientar o educando para que supere suas dificuldades, na medida em que o que importa é aprender" (LUCKESI, 2005).
A avaliação como instrumento a serviço da aprendizagem do aluno deve contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino. ... A constatação é o princípio, é o ponto em que atribuímos uma qualidade (positiva ou negativa) ao que está sendo avaliado.
Conheça os 4 tipos de avaliação escolar
Quais os instrumentos de avaliação formativa?
São abordados, a prova, a observação, o portfólio, o relatório, conselhos de classe e o mapa conceitual. No entanto, vale ressaltar que a limitação desse trabalho, impossibilita a apresentação de todos os instrumentos de avaliação que, igualmente, são importantes de serem considerados no processo educativo.
Observamos por meio da pesquisa bibliográfica que a modalidade de avaliação mais aplicada no ambiente escolar é a formativa, pois é o tipo de avaliação que busca identificar onde o aluno falhou e onde ele precisa melhorar, também coloca em prática o ensino do professor que pode fazer suas reflexões por meio da ...
Avaliação na pandemia: como otimizar este processo?
Professor, procure sempre que possível analisar conjuntos de trabalhos dos alunos, isto favorece que cada aluno visualize sua produção em percurso de criação individual, sem se prender a um ou outro trabalho onde pode ter tido resultados que não gostou.
Uma avaliação externa depende certamente da subjetividade de quem assiste, olha, lê ou escuta, ou seja, do espectador. ... Não é possível refletir sobre a avaliação em arte sem nos referirmos ao conhecimento específico na área de arte, tanto em seus aspectos experimentais (práticos) quanto conceituais (teóricos).
OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações. SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la. FORMAL (ou estética): analise a composição visual – a sintaxe visual -, seu contexto histórico, seu tema, sua organização. Envolve um pouco mais de pesquisa.
A avaliação em Arte é processual. Cabe a você registrar os objetivos que os alunos são capazes de alcançar em cada aula ministrada. Sugere-se que se definam critérios para a avaliação com base nos objetivos estabelecidos para a aula. Prepare um quadro e vá registrando os avanços de cada aluno.
O papel da arte na educação infantil
A arte na Educação Infantil envolve vivências lúdicas, explora a criatividade, a emoção e a sensibilidade da criança. É por meio dessa linguagem visual que a Arte trabalha as Experiências Educativas (leiam o artigo para compreender melhor) e as fazem assimilar o ambiente ao redor de acordo com a sua idade.
“A arte tem a graça de possibilitar o desenvolvimento de atitudes como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade, além de proporcionar à criança uma leitura do mundo e de si própria.” ... Uma aliada no desenvolvimento, a arte estimula habilidades como senso crítico, a sensibilidade, a autoexpressão e a linguagem.
OBJETIVO GERAL: Possibilitar a familiarização cultural e o desenvolvimento da percepção visual da criança por meio do contato contínuo e sistemático com a produção artística, através da observação, descrição de imagens e nomeação de objetos.