EQST

Como Feita A Apuraço Do Resultado Contbil?

Como feita a apuraço do resultado contbil? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como é feita a apuração do resultado contábil?

  • Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.
  • Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.
  • Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.
  • Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.
  • Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.

O que é a apuração do resultado?

A apuração de resultados representa a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas totais (do período que se pretende apurar). Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo.

Como contabilizar receita de venda de mercadoria?

Regime de caixa – As receitas e as despesas são incluídas na apuração do resultado no período em que forem recebidas ou pagas. Se contabiliza o Custo da Mercadoria Vendida através da baixa dos estoques (ficha de controle de estoques).

Como contabilizar mercadorias para revenda?

De acordo com o artigo 289 do RIR/99, o valor dos impostos recuperáveis não se incluem no custo das mercadorias. Assim o ICMS destacado na aquisição de mercadoria para revenda deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante.

Qual o CFOP de entrada de mercadoria?

2.

Como contabilizar despesas diferidas?

Despesas diferidas são aquelas que, embora incorridas no período de apuração, devam ser registradas em conta do ativo permanente, subgrupo diferido, para apropriação ou amortização em períodos de apuração futuros.

O que quer dizer diferido na contabilidade?

Um ativo diferido era uma despesa que é feita antecipadamente e ainda não foi efetivamente consumida. Esse tipo de contabilização passou a ser considerado como despesas pré-operacionais a partir de 2008.