utilizar uma linguagem clara e objetiva;
São exemplos de texto expositivo: o artigo especializado em que um cientista apresenta suas descobertas; a notícia por meio da qual essas descobertas são divulgadas; uma questão em que o aluno desenvolve um tema proposto ou, ainda, a explicação oral do guia que apresenta um museu a turistas.
O texto expositivo-argumentativo procura defender uma tese, apresentando dados e observações que a confirmem. Este discurso, onde se valoriza a capacidade de apreensão, de construção e de expressão de argumentos, é constituído por uma ideia principal, confirmada por dados e razões que defendem a opinião emitida.
A tipologia expositiva tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno.
A tipologia textual é dividida em cinco tipos de textos: tipologia narrativa (narração): contar uma história incluindo tempo, espaço e personagens envolvidos. tipologia descritiva (descrição): descrever uma pessoa, um objeto, um local, um acontecimento.
Identidade de gênero X orientação sexual
Os gêneros textuais são classificados conforme as características comuns que os textos apresentam em relação à linguagem e ao conteúdo. ... Isso, por exemplo, quer dizer que uma receita de bolo apresenta a lista de ingredientes necessários (texto descritivo) e o modo de preparo (texto injuntivo).