Como fazer uma pesquisa de clima organizacional em 4 passos
Clima organizacional é a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho, e, consequentemente, a satisfação e rendimento dos colaboradores. Por meio de experiências diversas, o empregado cria uma impressão que pode favorecer ou não o clima do ambiente compartilhado.
Basicamente, o clima organizacional reflete a percepção de uma pessoa da organização à qual ele pertence. ... É algo que a maioria encara a área de Recursos Humanos como única responsável pelo clima da organização.
Quais são os principais indicadores para medir o clima organizacional?
Os indicadores de gestão de recursos humanos são definidos como ferramentas para medir os componentes objetivos e subjetivos relacionado aos empregados, dados que – organizados como um sistema – são capazes de oferecer uma análise dos resultados obtidos.
Os indicadores para RH — ou KPI ( Key Performance Indicator) — são instrumentos que permitem medir a performance dos processos, de acordo com os objetivos organizacionais. Dessa forma, são mensurados os seus níveis de desempenho e sucesso para as atividades desempenhadas no setor.
14 KPIs de RH: os indicadores de sucesso da gestão de pessoas
Para avaliar o engajamento na corporação, você pode aplicar pesquisas que avaliem múltiplas dimensões, como clima organizacional, objetivos, relação com o trabalho, liderança e comunicação. A partir dos resultados, o RH poderá ter uma visão do clima organizacional e do engajamento.
O indicador de aderência ao plano de produção trata-se de um indicador medido e controlado pela empresa estudada. Foi implantado com o intuito de demonstrar os principais desvios do plano de produção, verificando as principais diferencias entre o plano inicial + ATP (Available to promisse) e a produção realizada.
Neste processo os projetos são avaliados quanto ao grau com que contribuem para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos. Conforme a avaliação de aderência estratégica, um projeto poderá ser priorizado e ter aprovada sua transição de estado para “em planejamento” ou “em execução” conforme o caso.
Cálculo da eficiência Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).