A regra da cadeia estabelece que a derivada de f(g(x)) é f'(g(x))⋅g'(x). Em outras palavras, ela nos ajuda a calcular a derivada de *funções compostas*. Por exemplo, sen(x²) é uma função composta porque pode ser construída como f(g(x)) para f(x)=sen(x) e g(x)=x².
Função Composta
gof: que é a composição de f em em g, ou seja, g(f(x)); fog: composição de g em f, isto é, f(g(x)); (F o G)(a): composição de G em F, então F(G(a))....Temos que g(f(2)) = g(23), logo:
Função composta e função inversa Dada uma função f: A → B, bijetora, denomina-se função inversa de f a função g: B → A tal que, se f(a) = b, então g(b) = a, com aϵA e bϵB. Em suma, uma função inversa nada mais é do que uma função que “reverte” o que foi feito.
COMO RESOLVER UMA FUNÇAO COM FRAÇAO?
Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é, uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Como resolver uma equação do primeiro grau Para resolvermos umaa equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
Quatro passos para resolver equações do primeiro grau
A solução de uma equação do 2º grau ocorre, quando as raízes são encontradas, ou seja, os valores atribuídos a x . Esses valores de x devem tornar a igualdade verdadeira, isto é, ao substituir o valor de x na expressão, o resultado deve ser igual a 0.