Pois no torrão ficarão ali as raízes que são bem frágeis. Dica muito importante: à medida que você for fazendo as trocas do vaso e substrato você tem que deixar o caudex um pouco erguido, nunca deixe abaixo da terra, o mesmo irá apodrecer, e é uma das formas também de engrossar ele.
Coloque uma certa quantia de substrato no vaso, de tal maneira que a planta fique uns 3 a 4 centímetros acima da borda. Coloque com delicadeza a planta com o torrão sobre o substrato. Com uma vareta (destas de churrasco), vá retirando o substrato velho, deixando assim o caudex mais a mostra.
Essa planta precisa ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas por dia, se isso não acontecer, não irá florescer. Então, o vaso deve ser preparado com um substrato muito arejado, porque o excesso de água nas raízes é a principal causa da morte desta planta.
Primeiramente, pegue os galhos da poda, passe canela em pó na parte cortada e reserve-os por 2 a 3 dias. Isso fará com que o galho perca um pouco de umidade. Esse passo será importante para que a planta consiga absorver água de forma rápida ao ser plantada.
Como fazer mudas com sementes Coloque as sementes germinadas sobre o solo preparado e garanta regas periódicas e sem encharcar a terra; Assim, as mudinhas começam a pegar e se desenvolver no substrato, formando mudas saudáveis de rosa do deserto.
Passo a passo
Já quem mora no sul deve evitar o inverno quando as plantas estão com o crescimento estacionado. Nunca pode plantas que estejam em dormência e evite fazer podas na lua minguante. Prefira a lua crescente ou cheia, que estimula a circulação da seiva nos novos brotos.
Dica de poda pra ter uma rosa-do-deserto linda e bem cheia:
Nas podas drásticas, deve-se eliminar todas as folhas e galhos da planta, distanciadas de cinco a quinze centímetros do caudex. Deverão ser eliminadas a folhas, para incentivar novas brotações, pois a planta vai entender que precisa das folhas para respirar e fazer a fotossíntese.
A melhor fase da Lua para podarmos as nossas Rosas do Deserto é o segundo dia da Lua crescente, pois é nesse dia que ocorre o clímax da lua e sua influência sobre a terra esta com força total.
E as fases da lua? Dizem que o melhor momento é o de Lua minguante, pois nesse período a seiva da planta estaria na raíz. Eu pessoalmente já podei na Minguante, mas hoje escolho fazer a poda anual (ou radical) de inverno não apenas das roseiras, mas de todas as outras, nas luas Nova e Crescente.
A lua nova era mais indicada para o plantio de batatas e, também, para o trabalho de podas nas plantas; a lua crescente correspondia ao momento ideal para o plantio de mudas frutíferas; o período de lua cheia era o ideal para o plantio de mudas ornamentais; e durante a lua minguante, os povos antigos colhiam cereais e ...
Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efectuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua. Janeiro: faça a poda nas figueiras, diospireiros e macieiras, também no Minguante.
Qual a época se deve podar? As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.
É recomendável podar a laranjeira na estação do ano adequada. A data pode variar de maio a agosto, dependendo de sua localização. Você terá apenas de podá-la em anos alternados.
De acordo com o Código de Posturas do município, Lei 069/93, é proibido podar, cortar, derrubar ou sacrificar as árvores da arborização pública sem consentimento expresso da Prefeitura. Agir sem a autorização pode ser considerado crime passível de multa e até detenção.
A melhor época para se fazer podas de formação na mangueira (Mangifera indica L.) é este mês e durante as chuvas do final do ano. O clima quente e úmido ajuda no rápido desenvolvimento de sua copa.
Outono
Se houver necessidade de reduzir o comprimento de um galho maior, faça a poda junto a um galho secundário ou a uma gema. Cortes realizados entre gemas ou galhos podem resultar no apodrecimento do caule, na produção de brotos e em crescimento desordenado. Pequenos galhos podem ser cortados com tesouras de poda manual.
Os períodos de dormência são curtos nas plantas jovens, mas podem durar mais de oito meses nas plantas adultas. A floração espontânea ocorre de janeiro a março, no hemisfério norte e de junho a setembro, no hemisfério sul.
A mangueira também pode ser cultivada em vasos com capacidade para, no mínimo, 50 litros de solo. O plantio em vasos pode, inclusive, produzir alguns frutos se contar com boa drenagem e adubação parcelada durante o ano todo, principalmente orgânica.
A Embrapa Mandioca e Fruticultura lista uma série de atividades que alteram a safra de manga: - Poda de ramos terminais da mangueira no começo do mês de outubro; - Após concluída a poda, irrigar e adubar com nitrogênio.
Entre os reguladores vegetais utilizados na cultura da mangueira, o uso do paclobutrazol (PBZ) tem permitido manejar o crescimento vegetativo necessário ao manejo da floração. O incremento na produtividade é determinado pela fixação e massa de frutos.
Para forçar a floração de suas estirpes ao ar livre, o que você terá que fazer é reduzir a quantidade de luz que suas plantas recebem. Você deve expor suas variedades a 12 horas de escuridão total. O método que você escolher para fazer isso dependerá do número de plantas que você plantar.